/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/2/w/iXOUUAQ220FmZtmzj8rQ/vac.jpg)
Gestantes e mulheres que tiveram bebês recentemente fazem parte do grupo que vai passar a receber a vacina — Foto: Janaína Pepeu/Foto
O município de Fortaleza avança para a terceira fase da vacinação bivalente contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (20). Nessa etapa são contempladas as gestantes e puérperas residentes da capital cearense. No balanço da campanha, até esta quinta-feira (16) foram 55.321 doses aplicadas nas duas primeiras etapas, desde 27 de fevereiro.
Os públicos das duas primeiras fases (população imunossuprimida e idosos a partir de 60 anos de idade) que ainda não receberam a bivalente devem buscar os postos de saúde para garantir sua vacinação.
LEIA TAMBÉM:
- Vale gás social: entrega de tíquetes às prefeituras do Ceará começa nesta quinta; confira quem pode receber
- Fortaleza registra mais de 600 casos de dengue em 2023
Já as pessoas restritas ao leito, que sejam do perfil das três primeiras fases, estão recebendo a vacinação em casa. Os fortalezenses acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais também estão recebendo diretamente nos estabelecimentos.
Vacina bivalente
A vacina bivalente, além de proteger contra o vírus original da Covid-19, também garante a proteção contra a variante Ômicron.
O imunobiológico é produzido pela Pfizer. Além da bivalente, as vacinas monovalentes, aplicadas até o momento, seguem sendo ofertadas nas unidades de saúde para o público geral.
Fortaleza recebeu do Ministério da Saúde (MS) 179.184 doses da bivalente (até 16), que estão sendo aplicadas nos grupos prioritários.
Fases da campanha
Os públicos e datas da campanha com o uso da bivalente foram definidos pelo Ministério da Saúde, órgão responsável também pelo envio aos municípios das doses que serão aplicadas.
Confira as fases da vacinação:
- Primeira fase: população imunossuprimida, idosos a partir de 70 anos de idade, fortalezenses acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais
- Segunda fase: idosos de 60 a 69 anos
- Terceira fase: gestantes e puérperas
- Quarta fase: profissionais da saúde
- Quinta fase: pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade
Documentos necessários
Ao comparecer aos postos, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado.
No caso dos imunossuprimidos, além dos documentos de identificação, é necessário apresentar documentação comprobatória, com os dados contidos no modelo padrão da Secretaria da Saúde.
Veja mais notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto: