Carregando...

Operação 'Perfídio' contra fraudes no processo de aquisição de armas é realizada em Divinópolis e Nova Serrana

Polícia realiza buscas em um dos locais investigados — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Polícia realiza buscas em um dos locais investigados — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Mandados de busca e apreensão são cumpridos, nesta terça-feira (8), em Divinópolis e Nova Serrana durante a operação “Perfídio”. A ação é para combater fraudes no processo de aquisição de armas de fogo.

Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão: dois para serem cumpridos em Nova Serrana e seis em Divinópolis. De acordo com a polícia, despachantes, um escritório que também funciona como estande de tiro e uma contadora são alvo da ação.

Uma entrevista coletiva será realizada às 10h na sede da Polícia Federal em Divinópolis.

Investigação

A investigação, segundo a polícia, teve início após a descoberta de documentos falsos apresentados em processos para justificar a atividade lícita dos requerentes, no intuito de atender a um dos requisitos legais para aquisição de armas de fogo.

A Lei 10.826/03 estabelece como requisito a apresentação de documento comprobatório de ocupação lícita (artigo 4º, inciso II). Para cumprir com esse requisito, alguns suspeitos apresentavam diversas notas fiscais, que, na verdade, simulavam operações de compra e venda de mercadoria ou prestação de serviço que não foram realizadas.

Mandados são cumpridos em Divinópolis — Foto: Mariana Milagre

Mandados são cumpridos em Divinópolis — Foto: Mariana Milagre

Segundo a polícia, as inconsistências foram encontradas de forma reiterada em processos apresentados por despachantes que atuam na formalização de processos protocolados na PF, em Divinópolis, para obtenção da autorização de compra de arma de fogo.

Todos os investigados responderão pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso (artigos 299 e 304 do Código Penal), podendo cumprir até cinco anos de reclusão, se condenados.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas:

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar