Carregando...

Artistas da Bahia lançam Forró Por Elas, o xote das favelas

“Forró Por Elas” será lançado na sexta-feira de São João (24/06).
“Forró Por Elas” será lançado na sexta-feira de São João (24/06).
Foto:Lane Silva

As cantoras Eloah Monteiro e Brena Gonçalves, diretamente de Ilhéus, interior da Bahia, se unem a Rool Cerqueira, artista do bairro de Cajazeiras em Salvador, em seu primeiro lançamento musical, para compor um forró de celebração ao primeiro festejo junino desde o início da pandemia. “Forró Por Elas” estará disponível nas principais plataformas de música nesta sexta-feira de São João (24).

“Eu fui desenvolvendo esse chamego, que é típico do nosso forró, típico do nosso São João e pensando em cenas desse lugar do aconchego”, contou Eloah. 

  • Circo nas periferias de BH tem missão de resgatar e incluir
  • Batalha da Matrix sofre perseguição no ABC Paulista
  • Grupos de quadrilhas juninas mudam realidade das periferias
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Em pouco mais de dois minutos de canção, a música traz a estética soul da cantora Brena, a lírica poética da artista Rool Cerqueira e a música popular da cantora e compositora sul baiana Eloah Monteiro.

Diferente da narrativa esperada de mulheres negras e periféricas, juntas, as artistas compuseram um piseiro com xote e poesia. “A periferia do estado tem muitas caras e fico feliz em mostrar o Sul da Bahia com mais cores e verdades. Uma alegria sem tamanho estar acompanhada de Brena e Rool neste single, sendo exatamente o que escolhemos ser, independente da origem”, disse Eloah.

Cria do Morro do Piolho, em Cajazeiras 11, Rool se orgulha por estar trilhando um caminho oposto ao esperado de uma região tão marginalizada. “Um lugar pelo qual ninguém olha e ninguém acredita que saiam pessoas frutíferas. E esse já foi  o meu primeiro impulso pra ser mais. Eu queria ser mais e hoje eu sou mais”, disse ela. 

“Forró Por Elas é uma música que me lembra aquele vizinho engraçado que ficava dançando na hora do pagode na frente do bar. Me lembra a minha tia tomando a birita dela e curtindo a vida. E penso que essa galera ouviria esse som com felicidade e com alegria, e isso me conecta com toda herança cultural do meu bairro”, disse Rool, em tom de celebração.

Já Brena, criada também a partir da referência artística do Sul da Bahia, e hoje residente do bairro da Federação em Salvador, conta que esse lançamento a transporta para o seu primeiro contato profissional com a música. 

“Eu comecei no forró com uma banda só de meninas chamada Severina Chips que era uma banda da Zona Sul de Ilhéus. Então, hoje além de me trazer esse resgate, o lançamento do Forró Por Elas também conecta o lugar onde eu cresci e onde eu quero continuar crescendo que é aqui em Salvador”, revelou Brena. 

SOM POR ELAS

Forró Por Elas é resultado de dois meses de formação na comunidade Som Por Elas, a frente de educação e selo musical da plataforma Pagode Por Elas. 

A comunidade formativa busca oferecer um espaço de conhecimento, networking e oportunidades para as mulheres da música baiana. O 2º ciclo formativo Som Por Elas está com lista de espera aberta para as mulheres que buscam desenvolver suas carreiras na música. 

O projeto musical “Forró Por Elas” de Eloah, Rool e Brena foi premiado com toda estrutura necessária para realização deste single. A partir da estratégia de lançamento junto ao selo Som Por Elas, produção musical por Rodrigo Hit, fotografia de Lane Silva e direção de arte assinada por Carol Magalhães. Sendo também um marco por ser o primeiro single de Rool Cerqueira.

“Som Por Elas faz exatamente a trilha que tinha que fazer, e faz muito bem, o que resulta nesta união, nesse processo coletivo que está sendo poderosíssimo, e me levando a este primeiro lançamento musical”, disse Rool.

De acordo com a gerente de projetos da Pagode Por Elas, Beatriz Almeida, Som Por Elas surgiu para suprir uma lacuna quanto à profissionalização e digitalização das mulheres na música. “Reunimos três pilares fundamentais: conhecimento, network e oportunidades exclusivas. Tudo isso porque acreditamos numa nova década da música, feita por e para elas”, afirmou Beatriz. 

 

Faça o pré-save do “Forró Por Elas”.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*