Carregando...

Governo publica tabela de novos valores de IPVA para cada tipo de veículo - Cidades - R7 Diário Digital

Os ajustes nos valores do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), anunciado nesta terça-feira (9) pelo governador Reinaldo Azambuja, foram publicados hoje (10) no Diário Oficial do Estado (DOE). A publicação conta com 638 páginas do decreto e a tabela fixa dos novos pagamentos de 2022 e seus prazos para cada modalidade de veículo. Confira na íntegra.

A alíquota do IPVA para carros de passeio baixou de 3% para 2,5%. No caso de motocicletas, a alíquota será mantida em 2%. O imposto pago por caminhões e ônibus será 1,5%.

O texto informa que oscontribuintes que desejam fazer o pagamento em parcela única permanece continuam com desconto de 15%. O parcelamento em cinco vezes mensais e iguais, com vencimento sempre no último dia de cada mês, também foi mantido.

O atraso no pagamento de qualquer parcela implica a atualização do débito e o acréscimo de juros demora e multa. A impugnação do valor pode ser realizada em até 20 dias para os proprietários que não concordarem com o pagamento, após a notificação do lançamento do imposto.

Ficam isentos de pagamento no primeiro ano caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos. Em relação aos transportes escolares, 873 ônibus escolares dos 79 municípios não despenderão o IPVA no ano que vem.

Os valores reduzidos dos cofres públicos chegam a R$ 180 milhões. O governador disse em coletiva ontem que essa redução não gera prejuízos. "O valores reduzidos não causaram prejuízos aos cofres públicos, pois o Estado se preparou financeiramente, além disso, a redução tem objetivo de ajudar a população que enfrentou essa pandemia com aumentos no combustível, cesta básica entre outros", afirmou.

O post Governo publica tabela de novos valores de IPVA para cada tipo de veículo apareceu primeiro em Diário Digital.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*