Carregando...

Vacina contra Covid: aplicação da 2ª dose para agendados neste domingo vai até as 17h, no DF

Fila de carros no Parque da Cidade para vacinação contra Covid, neste domingo (4) — Foto: Rafael Franzoni/TV Globo

Fila de carros no Parque da Cidade para vacinação contra Covid, neste domingo (4) — Foto: Rafael Franzoni/TV Globo

A vacinação contra a Covid-19 neste domingo (4) ocorre apenas no posto drive-thru do Parque da Cidade, em Brasília. A imunização é para quem tem a segunda dose da vacina agendada. A campanha começou às 9h e vai até as 17h.

Pela manhã, a primeira a ser vacinada foi uma profissional de saúde. Por volta das 9h, havia 61 carros na fila. Agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) estavam no local e monitoravam a fila por meio de um drone, que sobrevoou o local.

  • Longas filas e muita espera marcam primeiro dia de vacinação para idosos de 66 anos, no DF
  • VÍDEO: idosos passam noite na fila em postos drive-thru para garantir imunização

Servidores aplicam doses da vacina contra Covid em drive-thru do Parque da Cidade, neste domingo (4) — Foto: Rafael Franzoni/TV Globo

Servidores aplicam doses da vacina contra Covid em drive-thru do Parque da Cidade, neste domingo (4) — Foto: Rafael Franzoni/TV Globo

A campanha deste domingo é voltada para pessoas de qualquer idade que já tenham recebido a primeira aplicação. Já, na segunda-feira (5), a Secretaria de Saúde inicia a vacinação de profissionais das forças de segurança pública (veja detalhes abaixo).

Filas e longa espera

No sábado (3), o governo do DF iniciou a imunização de idosos com 66 anos. Cerca de três mil pessoas foram vacinadas em três postos drive-thrus. No Parque da Cidade, houve fila desde a noite de sexta-feira (2). Por isso, houve a distribuição de senhas, para que os idosos pudessem voltar para casa, e retornarem na manhã seguinte.

Longas filas e muita espera marcam o primeiro dia de vacinação para idosos de 66 anos

Longas filas e muita espera marcam o primeiro dia de vacinação para idosos de 66 anos

  • Vacina contra Covid: total de imunizados no DF chega a 305 mil

Já, nos outros pontos, isso não ocorreu, e as filas persistiram durante a madrugada. Já, na manhã de sábado, a fila de carros fazia voltas e ocupava quilômetros nas pistas ao lados dos postos, que abriram às 9h.

A aplicação das doses para pessoas com 66 anos ou mais deve continuar durante semana, com o envio de mais doses por parte do Ministério da Saúde, segundo a secretaria.

Forças de segurança

A imunização dos profissionais das forças de segurança do DF está prevista para começar a partir desta segunda-feira (5). Entram nessa lista, os servidores dos seguintes órgãos:

  • Polícia Militar
  • Polícia Civil
  • Polícia Federal
  • Polícia Rodoviária Federal
  • Detran
  • Corpo de Bombeiros
  • Sistema penitenciário: policiais penais

Que vacina é essa? Coronavac

Que vacina é essa? Coronavac

Segundo a Secretaria de Saúde, 2.237 doses estão reservadas para esse público. O imunizante será distribuído "proporcionalmente, de acordo com o efetivo de cada órgão".

O planejamento foi elaborado em reuniões conjuntas entre as pastas da segurança pública e saúde, com a presença de representantes das corporações atendidas, de acordo com o delegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública.

"A distribuição de todas as doses de vacinas contra Covid-19 destinadas à Segurança Pública seguirá a mesma lógica, à medida que chegarem ao DF", disse.

A pasta informou ainda que a organização e postos para aplicação das doses serão definidos "de acordo com o plano interno de cada órgão" e deverá levar em conta "critérios como idade e maior exposição ao risco de contágio e transmissão". O G1 questionou o GDF sobre pontos de vacinação para agentes da área de segurança, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*