Carregando...

Primavera começa nesta quarta (22) com promessa de chuva no DF e cidade mais florida

Arbusto ganhou o nome de uma estação principalmente por gostar de calor e esbanjar toda a sua beleza nos meses mais quentes.— Foto: Terra da Gente

Arbusto ganhou o nome de uma estação principalmente por gostar de calor e esbanjar toda a sua beleza nos meses mais quentes. — Foto: Terra da Gente

A primavera chega nesta quarta-feira (22), às16h21. A estação é conhecida por deixar a cidade mais florida e colorida devido a transição do período seco para o chuvoso. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as primeiras chuvas venham até o fim da semana.

LEIA TAMBÉM:

  • PRIMAVERA:Planta nativa do Brasil conquistou o mundo
  • REDEMOINHO: Menino de 11 anos filma fenômeno de perto e grita de susto
  • COMO SERÁ A NOVA ESTAÇÃO: Chuvas não vão encher reservatórios; veja cenário do trimestre

Com isso, aos poucos, Brasília vai ganhar dias mais frescos, com melhora nas condições do ar. A primavera aumenta a umidade e favorece o surgimento de pancadas de chuva no final da tarde.

Gavião solitário, sovi se reproduz no Sudeste do Brasil durante a primavera e depois retorna para a Amazônia - imagem de arquivo — Foto: Ricardo Japur/Acervo Pessoal

Gavião solitário, sovi se reproduz no Sudeste do Brasil durante a primavera e depois retorna para a Amazônia - imagem de arquivo — Foto: Ricardo Japur/Acervo Pessoal

Outro atrativo, são as flores. A estação é conhecida pelo colorido porque, nessa época do ano, a maioria das plantas está florindo.

"Não significa que são todas. A gente precisa lembrar que tem plantas que vão florescer em certas estações do ano, como tem o ipê, que floresce no inverno", aponta o biólogo Matheus Ferreira.

Ele diz que a primavera é o momento de fazer as podas "drásticas" e tirar mudas das plantas para dar de presente, vender, ou mesmo colocar em outra parte do jardim.

"É o momento em que as plantas estão quase saindo de uma hibernação. Durante o inverno elas estão descansando e, agora, com a chegada da primavera, elas voltam a ganhar vida", diz Matheus.

Cidade colorida e trégua no calor

A flor da lobeira dá um dos frutos preferidos do lobo guará, espécie típica do cerrado em imagem de arquivo — Foto: Vianey Bentes / TV Globo

A flor da lobeira dá um dos frutos preferidos do lobo guará, espécie típica do cerrado em imagem de arquivo — Foto: Vianey Bentes / TV Globo

Nesta terça-feira (21), o Distrito Federal teve o dia mais quente de 2021. Os termômetros marcaram 37,1°C na estação do Inmet na região de Águas Emendadas, em Planaltina.

A umidade do ar ficou em 12%. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 60%.

Segundo a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, as cidades ficam mais coloridas pela natureza durante a estação por causa das chuvas mais constantes e uniformes, ainda que em áreas isoladas. A média climatológica em setembro fica em torno de 46,6 milímetros. Para outubro, são esperados 160 milímetros.

"Em termos de clima, o que a gente tem, é que esse bloqueio que é constante no nosso inverno, ele perde força. E começa a estabelecer um canal de umidade que vem da Amazônia e favorece as chuvas", diz a meteorologista.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*