Carregando...

DF terá 'Dia D' de vacinação contra Covid-19 em 20 de novembro, diz Ibaneis

Profissional de saúde aplica vacina contra Covid-19 no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Profissional de saúde aplica vacina contra Covid-19 no Distrito Federal — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta quarta-feira (10) que a capital terá um "Dia D" de vacinação contra Covid-19 em 20 de novembro. Segundo o chefe do Executivo local, na data, equipes vão fazer uma "busca ativa" por "pessoas que podem ainda não ter se imunizado".

LEIA TAMBÉM

  • LOCAIS:Veja onde se vacinar contra Covid-19 nesta quarta-feira no DF
  • BOA NOTÍCIA:DF registra menor taxa de transmissão do novo coronavírus desde início da pandemia

A medida foi anunciada em uma rede social. "Também estaremos oferecendo nas unidades básicas de saúde a segunda dose, a dose de reforço e seguimos vacinando adolescentes", afirmou o governador.

Até a última atualização desta reportagem, o governo do DF não havia informado os locais onde a ação vai ocorrer. A capital tinha, até a noite de terça-feira (9), 58,07% da população totalmente imunizada. Já o índice de pessoas que receberam a primeira dose era de 74,11%.

O "Dia D" tem o objetivo de acelerar a imunização em Brasília. No fim do mês passado, a Secretaria de Saúde do DF informou que havia cerca de 400 mil pessoas aptas a tomar a segunda dose, mas que a procura estava "abaixo da desejada".

Com o avanço da vacinação, a capital registrou, na terça, o menor índice de transmissão do coronavírus desde o início da pandemia. A taxa ficou em 0,7, o que indica desaceleração do contágio. Os números diários de óbitos e mortes também vêm caindo nas últimas semanas.

Quem pode se vacinar?

Nesta quarta-feira, a campanha de imunização contra Covid-19 está disponível para pessoas com 12 anos ou mais.

A maioria dos postos abre das 8h às 17h e há opções de pontos de imunização noturnos, com serviço até 22h (confira a lista de endereços). Não é necessário agendar o atendimento.

Confira abaixo as regras para vacinação de cada grupo:

  • Primeira dose: Qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode ser imunizada no Distrito Federal. Adolescentes não precisam ser acompanhados pelos responsáveis, basta comparecer a um dos postos e apresentar a carteira de identidade.
  • Segunda dose: quem tomou AstraZeneca ou Pfizer recebe a segunda aplicação oito semanas após a primeira dose, ou seja, a partir do 56º dia. Para a CoronaVac, o intervalo recomendado é de 14 a 28 dias. É obrigatório comprovar data e imunizante da primeira etapa.
  • Dose de reforço: é voltada para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde. É preciso ter recebido a primeira dose, ou dose única, há pelo menos seis meses.
  • Dose adicional: é aplicada em imunossuprimidos graves que tenham recebido a segunda dose, ou a dose única, há no mínimo 28 dias.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*