Carregando...

Vacina contra Covid: 250 mil pessoas estão com 2ª dose atrasada no DF; Saúde anuncia novo 'Dia D' para sábado

Campanha de vacina contra Covid-19 no Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução

Campanha de vacina contra Covid-19 no Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução

O Distrito Federal tem 250 mil pessoas aptas a tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 e que não retornaram aos postos para completar a imunização. Além disso, outras 240 mil sequer deram início à vacinação.

Tendo em vista a baixa procura pela vacina, a Secretaria de Saúde do DF anunciou um novo "Dia D", previsto para sábado (27). A campanha deve ocorrer em oito regiões da capital (veja mais abaixo), segundo informou a pasta, em coletiva à imprensa, na tarde desta quinta-feira (25).

LEIA TAMBÉM:

  • AMPLIAÇÃO:Ibaneis anuncia reforço da vacina contra Covid para quem tem mais de 40 anos a partir de sexta-feira no DF
  • 'DECEPÇÃO':governador reclama da baixa procura pela vacina contra Covid; reforço para pessoas com 57 anos começou nesta segunda-feira no DF
  • FLEXIBILIZAÇÃO:DF acaba com obrigatoriedade do distanciamento social em bares e restaurantes

Segundo levantamento da Saúde, 2.278.395 pessoas tomaram a primeira dose e 1.877.312 completaram a imunização no Distrito Federal. Isso quer dizer que 74,62% da população deu início à vacinação e 62,94% moradores concluíram o processo.

O subsecretário de Vigilância Epidemiológica, Divino Valero, aponta que a baixa procura pela segunda dose pode estar ligada às mudanças no intervalo de aplicação de alguns imunizantes, como o da Pfizer e da AstraZeneca, que sofreram alterações ao longo da campanha.

"Nosso desafio é reforçar a importância da vacinação e manter alta a cobertura", diz Valero.

Novo 'Dia D'

'Dia D' de vacinação contra Covid-19 no DF, neste sábado (20) — Foto: TV Globo/Reprodução

'Dia D' de vacinação contra Covid-19 no DF, neste sábado (20) — Foto: TV Globo/Reprodução

O subsecretário informou que para o próximo "Dia D", a Saúde trabalha com duas metas. A primeira é buscar as pessoas que ainda não receberam a 1ª dose da vacina e, a segunda, é completar a imunização daqueles que deram início.

A pasta ainda não divulgou detalhes sobre a campanha, como quantidade de postos em funcionamento e horário de atendimento, mas adiantou que o mutirão vai ocorrer no próximo sábado, em oito regiões do DF:

  1. Vicente Pires
  2. Recanto das Emas
  3. Sobradinho
  4. Paranoá
  5. Fercal
  6. Ceilândia
  7. Taguatinga
  8. Estrutural

O último Dia D ocorreu no sábado (20) e levou pontos de imunização para locais de grande movimentação de pessoas, como a Rodoviária do Plano Piloto e a Feira dos Importados. Entretanto, a data foi considerada "uma grande decepção" pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

O objetivo era chegar perto dos 248 mil moradores de Brasília que ainda não fizeram a primeira aplicação do imunizante. Porém, 2.004 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, e 7.142 pessoas receberam a segunda dose.

Dose de reforço ampliada

Também nesta quinta (25), a Secretaria de Saúde informou que pessoas acima de 40 anos vão poder tomar dose de reforço da vacina contra Covid-19. Mas o imunizante só será aplicado em quem tomou a segunda dose há, pelo menos, cinco meses.

Até então, o reforço estava disponível apenas para quem tem 57 anos ou mais. Até a última atualização desta reportagem a Secretaria de Saúde não havia divulgado quais os postos irão aplicar a dose extra no novo público.

G1 no YouTube

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*