Carregando...

Evite filas: saiba quais são postos mais e menos procurados para vacinação contra Covid-19 no DF

Fila para vacinação na UBS 1, na Asa Sul — Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Fila para vacinação na UBS 1, na Asa Sul — Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou uma lista com os postos mais e menos procurados para vacinação contra Covid-19, até domingo (19). Segundo a pasta, enquanto algumas unidades aplicam milhares de doses por dia, outras, normalmente, não passam da faixa de 300 doses.

LEIA TAMBÉM:

  • Veja onde se vacinar contra gripe, Covid e sarampo de segunda (20) até sexta-feira (24), no DF
  • Saúde do DF recomenda volta do uso de máscara de proteção contra Covid

Entre os postos com menor movimentação, está a unidade da Rodoviária do Plano Piloto, além de locais em Samambaia, Vila Planalto e no Gama. Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Sul e a UBS 5 de Taguatinga estão entre os locais mais procurados. Veja a lista abaixo:

Unidades mais movimentadas:

  • UBS 1 Asa Sul
  • UBS 5 Taguatinga
  • UBS 1 Santa Maria
  • UBS 3 Gama

Unidades menos movimentadas:

  • UBS 8 Samambaia
  • UBS 3 Vila Planalto
  • USB 4 Gama
  • Ponto de vacinação na Rodoviária do Plano Piloto
  • Drive-thru da 612 Sul

Segundo a secretaria, a UBS 1 da Asa Sul é referência na vacinação contra a Covid-19. Com atendimento diário das 8h às 17h para pedestres, o número de doses aplicadas passa dos 1 mil por dia. No entanto, das 18h às 22h, no posto drive-thru que fica no mesmo local, o movimento é bem menor.

Já a UBS 3 da Vila Planalto, que fica na Rua Piauí, no Acampamento Pacheco, está a apenas 15 minutos de carro da UBS 1. Segundo a Secretaria de Saúde, entre 200 e 250 pessoas se vacinam por dia no local.

Fachada da UBS 3 da Vila Planalto — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Fachada da UBS 3 da Vila Planalto — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Vias menos movimentadas

Outro exemplo de diferença na procura ocorre em Taguatinga. Enquanto a UBS 5 (Av. Samdu, Setor D Sul, Área Especial 23) soma mais de 150 mil doses aplicadas desde o início da campanha de vacinação, a UBS 8 de Samambaia (QS 314, Conjunto 5) é uma das unidades menos procuradas da região, mesmo oferecendo todas as vacinas para qualquer pessoa acima dos 12 anos.

Segundo a SES-DF, a distância entre as duas UBS pode ser percorrida em menos de dez minutos de carro.

A diretora regional de Atenção Primária à Saúde da área, Cleunici Godois, lembra que, enquanto a primeira fica em uma via movimentada, a segunda está a uma quadra da Avenida Sul de Samambaia, com bem menos movimento.

Além disso, há uma outra unidade próxima à UBS 8, que costuma ser a primeira procurada pela população que deseja se vacinar.

A diretora regional de Atenção Primária à Saúde da região Sul, Regiane Martins, explica que as UBS 3, 5 e 6 do Gama, além das unidades 1 e 2 de Santa Maria são as mais procuradas da área por conta do fácil acesso ao transporte público, inclusive de moradores do Entorno do Distrito Federal.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*