Carregando...

Após decisão da Anvisa, Aeroporto de Brasília deixa de exigir uso de máscaras

Aeroporto de Brasília — Foto: Inframérica/Divulgação

Aeroporto de Brasília — Foto: Inframérica/Divulgação

A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto de Brasília, anunciou que não exigirá mais o uso de máscara nas salas de embarque do terminal aéreo e dentro das aeronaves. A decisão ocorre depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou, nesta quarta-feira (17), a obrigatoriedade do equipamento em aeroportos e aeronaves.

De acordo com a Inframerica, nas áreas de livre circulação, como saguão de check-in e desembarque, o uso do acessório já era facultativo desde março deste ano.

LEIA TAMBÉM:

  • Desembarque de passageiros por fileiras para evitar aglomeração em avião é mantido pela Anvisa

A utilização de máscaras em aviões e aeroportos era exigida desde 2020. A retirada da obrigatoriedade passou a valer no começo da noite desta quarta, quando a resolução da Anvisa foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Segundo a agência, o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. No entanto, reforça que a utilização do equipamento e o distanciamento físico são medidas efetivas de mitigação do risco de transmissão da doença e continuarão a ser recomendadas.

"Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual", diz o documento.

A decisão da Anvisa recomenda a utilização da máscara principalmente para pessoas com sintomas gripais e para o público mais vulnerável, como imunocomprometidos, gestantes e idosos. Por outro lado, a agência determinou a manutenção de algumas medidas. São elas:

  • Disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves
  • Procedimentos de limpeza e desinfecção
  • Sistemas de climatização
  • Desembarque por fileiras
  • Avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar