Carregando...

Recenseadora do IBGE é assaltada na Estrutural, no DF

8ª Delegacia de Polícia (DP), na Estrutural, no DF — Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

8ª Delegacia de Polícia (DP), na Estrutural, no DF — Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Uma recenseadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi assaltada, nesta quinta-feira (8), na região da Estrutural, em Brasília. A mulher trabalha na pesquisa do Censo Demográfico de 2022 (veja mais abaixo).

LEIA TAMBÉM:

  • CENSO 2022: pesquisa no DF começou em 1° de agosto
  • COLETA DE DADOS:o que faz um recenseador?

O caso foi registrado na 8ª Delegacia de Polícia, na Estrutural, como roubo a pedestre. De acordo com a investigação, um homem armado abordou a vítima e levou o celular e o aparelho usado pelos recenseadores para a coleta de dados.

Até a última atualização desta publicação, ninguém havia sido preso. A assessoria de imprensa do IBGE informou que a vítima foi deixada na região por um supervisor, e assaltada logo depois.

De acordo com o instituto, na Estrutural, já ocorreram outros dois casos de assalto contra recenseadores, desde o início da pesquisa, em 1° de agosto.

Em 29 de agosto, o IBGE havia informado que cinco furtos de aparelhos usados pelos pesquisadores e 12 situações de assédio foram registrados. Desses casos, nove são investigados pela Polícia Civil do Distrito Federal.

Censo 2022 no DF

Saiba como identificar um recenseador do IBGE — Foto: Reprodução/IBGE

Saiba como identificar um recenseador do IBGE — Foto: Reprodução/IBGE

Na capital federal, 2.631 recenseadores coletam dados junto aos moradores de cada região. O censo promove um levantamento de dados sobre a população brasileira, que permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A pesquisa é realizada a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém, está atrasada há dois anos por conta da pandemia de Covid-19 e por cortes no orçamento do governo federal.

Os recenseadores são identificados com crachá, colete e equipamento de coleta. Se houver dúvida, o morador pode checar a identidade do agente por meio do telefone 0800 721 8181 ou pela leitura de um QR Code disponibilizado na hora da pesquisa.

Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*