Carregando...

Bovespa opera em queda, após divulgação de PIB

VÍDEO: 'O PIB decepcionou', diz Miriam Leitão

VÍDEO: 'O PIB decepcionou', diz Miriam Leitão

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta quarta-feira (1), após a divulgação do resultado do PIB no 2º trimestre e com os investidores de olho na cena política e nos impactos da crise hídrica no aumento do custo da energia elétrica e na inflação.

Às 10h25, o Ibovespa caía 0,55%, a 118.122 pontos. Veja mais cotações.

No dia anterior, o Ibovespa recuou 0,80%, a 118.781 pontos. Com o resultado, acumulou queda de 2,48% no mês de agosto. No ano, passou a recuar 0,20%.

Cenário

Mais cedo, o IBGE divulgou o resultado oficial do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre, em meio a um cenário de piora da expectativas diante da inflação persistente, da tensão política, de crise hídrica e de preocupação com a sustentabilidade das contas públicas. Depois de três trimestres de recuperação, os dados mostraram que a economia perdeu força, e 'encolheu' 0,1% de abril a junho.

  • PIB em queda no 2º trimestre: entenda os motivos e veja 10 riscos que podem frear retomada

A expectativa do mercado financeiro para o crescimento da economia em 2021 foi reduzida de 5,27% para 5,22%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central. Para 2022, a média das projeções está em 2%. Já para a inflação, a estimativa para o ano é de 7,27%.

Na véspera, o governo anunciou um novo patamar de bandeira tarifária para as contas de luz de todo o país, que deverá encarecer o custo de energia elétrica em quase 7% para os consumidores. Em pronunciamento na TV, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um apelo por um esforço "inadiável" de redução de consumo" de energia.

Em paralelo, a crise institucional continuou adicionando volatilidade em agosto, principalmente os ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal, enquanto o Congresso Nacional não avançou nas últimas propostas do Executivo sobre a reforma tributária e a PEC dos Precatórios.

  • Governo anuncia bandeira tarifária 'escassez hídrica'; custo será de R$ 14,20 a cada 100 kWh
  • Conta de luz está cada vez mais cara – entenda por que ela sobe e quais os problemas dessa escalada de preços

Variação do Ibovespa em 2021 — Foto: G1 Economia

Variação do Ibovespa em 2021 — Foto: G1 Economia


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*