Carregando...

Dia do Cliente: 3 dicas preciosas para fidelizar clientes e alavancar o negócio

Dia do Cliente
Dia do Cliente
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente, uma data marcante para o comércio e que, tradicionalmente, traz diversas promoções e preços mais atrativos para os consumidores brasileiros. 

  • Como o último imperador da China terminou a vida como um simples jardineiro
  • Em live, Bolsonaro ataca Globo e revela encontro com Bonner
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Contudo, apesar de possuir uma data comemorativa especial, o "Dia do Cliente" deve ser vivido diariamente, já que eles são parte essencial para o crescimento e fortalecimento do negócio.

Pensando nisso, separamos 3 dicas preciosíssimas para tornar a fidelização dos clientes uma realidade e deixar esse pilar de sucesso do seu negócio bem firme e estabelecido. Confira abaixo!

Dica 01: descubra quem é o seu cliente

Quem é o seu cliente? Que pergunta doida, né? Você pode estar pensando: "ué, meu cliente é quem entra na minha loja". Hm, será mesmo que todas essas pessoas são seus clientes? Não, não!

Ter um fluxo de pessoas entrando e saindo de sua loja é importantíssimo, mas sabe aquela velha história de que a qualidade é melhor do que a quantidade? Bom, ela serve nesse caso também. 

Antes de sair querendo conquistar 800 tipos de públicos diferentes, faça um estudo do seu negócio e defina quem é, ou quem são, o seu público alvo. Você precisa entender, e encontrar, quem é o seu cliente real oficial. Ao fazer isso, você consegue traçar estratégias mais eficazes para alcançar a plena satisfação desse cliente e, claro, tornar o seu negócio mais atrativo para ele.

Dica 02: mais do que um cliente, um tijolinho do seu sucesso

Além de ser uma pessoa repleta de preferências, gostos e vontades, um cliente é também um tijolinho do sucesso do seu negócio, afinal, não existe negócio sem cliente, né?!

Por isso, é muito importante que você leve a sério a forma como faz o atendimento ao seu cliente, a forma como se comunica com o seu cliente e também a forma como o seu cliente enxerga o seu negócio. 

"Mas eu não consigo ter controle de como ele irá enxergar meu negócio", você pode estar pensando aí, e sim, é verdade. Você não tem 100% de controle quanto a isso, mas ao traçar uma estratégia de compra de produtos, de atendimento cordial, de publicidade assertiva e até mesmo de localização, uns 90% deste controle retorna às suas mãos - o que já é um excelente começo!

Lembre-se: o seu cliente é um tijolinho do seu sucesso, não menospreze isso jamais!

Dica 03: honre os bons!

Sabe aquele grupo de clientes que é super fiel ao seu negócio e que possui uma nítida preferência aos seus produtos e serviços? Eles merecem um reconhecimento - e um mimo!

Ao honrar essa fidelidade, você está tornando a relação entre negócio-cliente ainda mais duradoura e mostrando ao seu consumidor que você faz questão de manter esse laço bem forte. Investir em um clube de fidelidade, cupons de desconto ou até mesmo em promoções exclusivas são algumas opções aqui. 


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*