Carregando...

Black Friday impulsiona alta de 0,6% do comércio em novembro - Notícias - R7 Economia

As vendas da Black Friday impulsionaram a alta de 0,6% do volume de vendas em novembro na comparação com o mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Ainda que a data marcada pelas compras tenha ajudado o setor, o gerente responsável pela pesquisa, Cristiano Santos, avalia que a Black Friday teve um efeito "menos intenso" do que o observado em 2020. 

“Isso se deve, em parte, pela inflação, mas também por uma mudança no perfil de consumo, já que algumas compras foram realizadas em outubro ou até mesmo no primeiro semestre, quando houve maior disponibilidade de crédito e o fenômeno dos descontos. Isso adiantou de certa forma a Black Friday para algumas cadeias”, afirma Santos.

Apesar de positivo, mais da metade das atividades tiveram resultado negativo no período, apontam os dados da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), com destaque para o crescimento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%).

Também avançaram na comparação com o mês de outubro as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%).


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*