A Ucrânia está trabalhando com os Estados Unidos e outros países ocidentais para receber bilhões de dólares em financiamento para fortalecer suas finanças e está buscando outro acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), disse o ministro das Finanças ucraniano.
Serhiy Marchenko afirmou à Reuters nesta quinta-feira que o governo está em negociações bilaterais com Washington sobre a criação de um veículo que permitiria aos Estados Unidos e outros países transferir ativos de reserva emitidos pelo FMI, os chamados Direitos Especiais de Saque (SDRs, na sigla em inglês), para Kiev.
Notícias relacionadas
- Novo Renegade tem um segredo que "mata" o T-Cross
- Ford Maverick chegou. Não é anti-Toro nem mini-Ranger
- As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!
"Estamos discutindo uma ferramenta muito sofisticada que pode nos ajudar na alocação de SDR", disse Marchenko em entrevista por vídeo em Kiev.
O esforço, disse, é apenas uma das várias iniciativas para ajudar a Ucrânia a mitigar parte do impacto do conflito com a Rússia, que reuniu mais de 100 mil soldados na fronteira com o país vizinho, gerando temores de que Moscou planeja uma invasão.
O Kremlin nega quaisquer planos do tipo.
Marchenko também disse esperar que o Congresso norte-americano aprove em breve uma garantia de 1 bilhão de dólares anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, Anthony Blinken, na segunda-feira.
"O mecanismo é muito simples... a garantia dos EUA significa que podemos tomar emprestado com uma classificação triplo A", disse Marchenko, acrescentando esperar que os recursos do empréstimo estejam disponíveis até o fim do ano.