Carregando...

Portaria remota é arma de condomínios contra assaltos

Foto: Adobe Stock

Com o aumento do roubo a residências, os condomínios vêm buscando sistemas de segurança mais eficientes e modernos. A Cipa calcula que 800 unidades sob sua administração ― a empresa está presente em mais de 1.300 condomínios no Rio de Janeiro ― estejam, ao todo, investindo R$ 1,3 milhões neste tipo de tecnologia. O interesse tem sido, principalmente, por portaria remotas, com monitoramento online e controle de acesso realizado 24h por dia.

Para o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz, esse é um movimento recente dentro do mercado carioca. Segundo ele, o Rio ainda engatinha na busca por esse tipo de solução.

  • Veja como ficam os investimentos com a Selic a 13,25%
  • Caminhoneiros dizem que Guedes é 'culpado por caos' e prometem greve
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

“Talvez seja algo da cultura da cidade a prevalência ainda do modelo de portaria tradicional. Isso começa a ser revistos devido ao aumento de roubos em condomínios, principalmente de materiais de alumínio, como conexões de gás, calhas, tubulações, portões e bicicletas”, explica Queiroz.

Dados apurados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que mais de 1.010 roubos a residências foram realizados em 2021. Logo nos primeiros meses de 2022, já foram identificados mais de 108 casos. 

A Tijuca é o bairro que concentra o maior número de ocorrências. Na maioria dos casos, os criminosos praticam o que vem sendo chamado de “arrastão do alumínio”.

“O que podemos considerar novo é um conceito de segurança do perímetro, com equipamentos externos monitorando em uma sistemática de compartilhamento de câmeras entre condomínios de uma determinada localidade. Temos um trabalho desenvolvido em parceria com a startup Gabriel com uma ótima cobertura na Zona Sul, inclusive com impacto na redução de crimes no bairro onde a empresa tem sua solução implantada”, exemplifica o representante da Cipa.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*