Carregando...

Preços ao produtor no Brasil caem em outubro e índice em 12 meses tem menor nível em 2 anos e meio

Os preços ao produtor no Brasil recuaram pelo terceiro mês seguido em outubro e o índice acumulado em 12 meses chegou ao menor nível em quase dois anos e meio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira.

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) recuou 0,85% em outubro, passando a acumular em 12 meses alta de 6,50%, menor resultado neste tipo de comparação desde junho de 2020 (+6,38%).

Copa do Mundo 2022: como é a pobreza no multimilionário Catar Orçamento proposto por Rodrigo Garcia prevê reajuste do funcionalismo e fim de cobrança de inativos Qual a fortuna de Richarlison, artilheiro do 1º jogo do Brasil

Entre as 24 atividades analisadas, o IBGE apontou que 12 apresentaram queda e 12 tiveram alta. O maior destaque foi a indústria química, com queda de 4,58%, devido ao recuo nos preços dos fertilizantes e dos produtos orgânicos.

"Os fertilizantes estão com uma oferta em crescimento que não tem sido acompanhada pela demanda, gerando a queda nos preços", explicou Murilo Lemos Alvim, analista do IPP.

Segundo ele, o aumento da oferta de fertilizantes acontece após um período de escassez no mercado externo por conta da guerra entre a Rússia e Ucrânia.

"Apesar da escassez recente, o Brasil fez um esforço e conseguiu um volume alto de importação, e agora está com um estoque confortável", disse Alvim.

O IPP mede a variação dos preços de produtos na "porta da fábrica", isto é, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*