Carregando...

Aberto processo seletivo que oferece bolsas de estudo 100% gratuitas para ensino médio - Notícias - R7 Educação

Estudantes de baixa renda matriculados no 7º e 9º ano do fundamental em escolas públicas podem se inscrever para participar do processo seletivo do Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos). São mais de 900 oportunidades para os três projetos da instituição: Ismart Online, Alicerce e Bolsa Talento. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site.

Para participar do processo seletivo de bolsas, os candidatos precisam ter idade entre 12 e 15 anos (até 13 anos para o projeto Alicerce e até 15 para o Bolsa Talento) e renda familiar per capita de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa. Os aprovados terão acesso a programas de desenvolvimento,  como acompanhamento com psicólogos; orientação profissional e a chance de acessarem uma plataforma de estudos online ou, até mesmo, conquistar uma bolsa de estudos integral em colégios parceiros do Ismart, localizados nas cidades de Belo Horizonte (MG), Cotia (SP), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP).

Há mais de 20 anos, o Ismart tem a missão de identificar jovens talentos com baixa renda e alto desempenho escolar, que tenham entre 12 e 15 anos, para oferecer acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Ao longo desse período, o programa já teve mais de 150 mil inscrições para o processo seletivo.

O Ismart Online é destinado a candidatos que estejam no 7º ano e oferece acesso a uma plataforma de estudos online, com conteúdos exclusivos, atividades em equipe, reunindo, assim, conteúdo didático, tecnologia e um programa especial de desenvolvimento.

O Projeto Alicerce também se destina a estudantes cursando o 7º ano do ensino fundamental e que tenham, no máximo, 13 anos de idade. Os aprovados no processo seletivo participam do programa de desenvolvimento, com acompanhamento de uma equipe de psicólogos do Ismart, além de participarem do cursinho preparatório durante dois anos (8º e 9º anos), no contraturno escolar, para que tenham a chance de ingressar em uma escola particular no ensino médio.

Já o Projeto Bolsa Talento é voltado aos candidatos do 9º ano do ensino fundamental, com até 15 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar em colégios particulares parceiros do Ismart para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, receberão material escolar, transporte e alimentação, além de participarem de um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional.


Todas as etapas são eliminatórias e o processo é dividido por:
 
1ª FASE: o candidato preenche um questionário com cadastro completo, e responde ao teste online, com questões de múltipla escolha de português e matemática no site.

2ª FASE: os classificados na primeira etapa realizam uma prova digital com questões de múltipla escolha de Português, Matemática e temas que avaliam o potencial de aprendizagem. Nesta etapa deverão apresentar um documento oficial com foto.

3ª FASE: os candidatos participam de uma avaliação socioeconômica para que sejam avaliados os critérios de renda solicitados pelo Ismart.

4ª FASE: a 4ª etapa consiste em um ideathon, uma dinâmica em grupo, com atividades para verificar características comportamentais, como habilidade de comunicação, criatividade e colaboração.

5ª FASE: os responsáveis serão entrevistados por um assistente social,  com o objetivo de entender a dinâmica familiar.

6ª FASE: o candidato fará uma entrevista individual com uma psicóloga, com o objetivo de reconhecer seu interesse em tornar-se bolsista. A entrevista também avalia a capacidade de superar desafios e as competências socioemocionais.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart. O candidato poderá acompanhar o seu resultado utilizando login e senha cadastrados no momento da inscrição.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*