Carregando...

A importância do conhecimento multidisciplinar no empreendedorismo - Prisma - R7 Empreendendo Direito

O aprendizado constante é uma das principais características do comportamento empreendedor e também uma estratégia para adquirir um diferencial competitivo no segmento em que se atua.

Empreender é uma atividade contínua e, portanto, um exercício intelectual. Afinal, a todo momento surgem novas necessidades no mercado, novos desafios e novas tecnologias e ferramentas a serem exploradas.

Portanto, para ser um empreendedor de sucesso, não basta apenas entender de gestão empresarial e negócios. É preciso ser um profissional multidisciplinar e buscar, incessantemente, por conhecimentos diversos.

Neste post, vamos entender o que é ser um profissional com conhecimento multidisciplinar e quais áreas de aprendizado são essenciais no empreendedorismo.

Segue a leitura!

O que significa ter conhecimento multidisciplinar e qual é a importância disso?

Um profissional multidisciplinar é curioso e está sempre entusiasmado para aprender sobre diversas áreas de conhecimento.

Um empreendedor, certamente, pode e deve se especializar em uma área específica e buscar aprofundamento técnico nesse mercado para atingir seu objetivo principal. Porém, a jornada do empreendedorismo não acontece em linha reta e, com certeza, requer habilidades e competências que vão além dos negócios.

No mundo corporativo, existe um conceito chamado T-shaped Professionals ou T-shaped Skills e que refere-se à tendência dos profissionais em forma de T. Mas o que isso significa?

Um profissional em forma de T, basicamente, possui domínio técnico em uma determinada área de formação ou especialização (barra vertical) e também experiências e habilidades gerais em outras áreas de conhecimento (barra horizontal).

Veja bem: ser apenas especialista ou apenas generalista não é mais suficiente para se destacar no mercado. Um especialista terá dificuldades diversas ao se ver diante de situações que fogem da sua área de domínio, enquanto um generalista, que sabe só um pouco de cada coisa, não tem um diferencial e não será capaz de agregar valor a um projeto ou negócio.

O profissional T-shaped, no entanto, consegue conciliar sua área de domínio com conhecimentos e habilidades multidisciplinares que vão ajudá-lo a vencer desafios e traçar estratégias.

Vamos a um exemplo prático: imagine um advogado. Esse profissional deve ter domínio do Direito, conhecer as leis e todas as suas constantes atualizações e escolher uma área de atuação para se especializar. Mas para ter sucesso no exercício da advocacia, ele também precisa ter conhecimento sobre gestão para administrar seu escritório, sobre inteligência emocional para lidar com os desafios da profissão e sobre tecnologia para atender às novas necessidades e exigências do mercado, por exemplo.

É importante ressaltar também que ser multidisciplinar é diferente de ser multitarefas. Você não precisa lidar com todas as suas habilidades e áreas de conhecimento ao mesmo tempo e o tempo todo. Diferentes situações e momentos exigem diferentes habilidades.

O empreendedorismo envolve uma série de tarefas, desafios e responsabilidades e o conhecimento multidisciplinar é uma forma de encontrar soluções mais eficientes para cada uma delas.

Quais são as áreas de conhecimento essenciais para um empreendedor?

Finanças

Mesmo que exista um colaborador ou parceiro responsável pelas finanças do negócio, um empreendedor deve ter um conhecimento mínimo sobre conceitos como fluxo de caixa, planejamento financeiro, controle de estoque e sobre as finanças da empresa, como despesas, pagamentos, lucro, entre outros.

Gestão de pessoas

O bom empreendedor deve saber como valorizar e ouvir seus colaboradores e proporcionar um ambiente organizacional saudável onde todos estão alinhados ao propósito do negócio.

Inteligência Emocional

O empreendedorismo é uma jornada repleta de desafios e obstáculos e que, muitas vezes, terá momentos de frustração. Por isso, é fundamental desenvolver a inteligência

emocional para conhecer e controlar as próprias emoções diante de diferentes situações, ter relações interpessoais mais saudáveis e saber se comunicar de forma mais eficiente.

Tecnologia

O empreendedorismo e a tecnologia andam sempre juntos. O mundo passa por transformações tecnológicas a todo momento e um bom empreendedor deve ser capaz de compreender e acompanhar essas transformações, tanto para adquirir um diferencial competitivo no mercado, quanto para acelerar e otimizar os processos do seu negócio.

Marketing

Os conhecimentos em Marketing ajudam o empreendedor a traçar estratégias de divulgação, posicionar a marca do negócio no mercado e, assim, alcançar o público-alvo de forma mais efetiva.

É fato que todo empreendedor tem a sua própria jornada e as suas próprias características individuais. Porém, o conhecimento multidisciplinar deve ser uma habilidade comum a todos que buscam alcançar o sucesso no empreendedorismo.

Por isso, invista em aprendizado constante, inspire-se nos melhores e comece hoje mesmo a ser um profissional multidisciplinar!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*