Carregando...

Jornalista Fernanda da Escóssia é palestrante do Mundo Unifor 2021

Durante dois anos, Fernanda mergulhou no cotidiano de um serviço público e gratuito de emissão de certidões instalado num ônibus na Praça Onze, no Centro do Rio de Janeiro — Foto: acervo pessoal

Durante dois anos, Fernanda mergulhou no cotidiano de um serviço público e gratuito de emissão de certidões instalado num ônibus na Praça Onze, no Centro do Rio de Janeiro — Foto: acervo pessoal

A jornalista e professora universitária Fernanda da Escóssia, autora do livro "Invisíveis: uma etnografia sobre brasileiros sem documento" (Editora FGV), é presença confirmada no Mundo Unifor 2021 e se apresenta no dia 21/10, às 17h. A palestra é gratuita, com o tema “Uma conversa com a autora Fernanda da Escóssia” e acontece em formato virtual. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link. A obra é resultado da tese de doutorado da jornalista.

O livro traz as trajetórias de brasileiros adultos sem certidão de nascimento. Durante dois anos, a palestrante do Mundo Unifor 2021 mergulhou no cotidiano de um serviço público e gratuito de emissão de certidões instalado num ônibus na Praça Onze, no Centro do Rio de Janeiro. Dados da antiga Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contabilizaram em 2015 cerca de 3 milhões de brasileiros de variadas idades sem documentos, mas não há estatísticas atualizadas sobre o tema.

Quem não tem registro de nascimento não pode tirar nenhum outro documento. Não vota, não tem emprego formal, conta em banco ou bens em seu nome. Apenas consegue atendimento médico de emergência e não pode ser incluído em políticas sociais.

O livro de Fernanda da Escóssia narra as experiências desses brasileiros indocumentados, invisíveis em seu próprio país. Valoriza diversas histórias de vida, como a de uma mulher que, sem certidão, não podia ser operada de um câncer; outra, na busca pelo documento, reencontrou a irmã de quem fora separada havia mais de 20 anos.

Ao combinar uma escuta atenta e uma escrita sensível, o trabalho permite conhecer as respostas dessas pessoas a perguntas sobre ‘Como um adulto vive sem documentos numa sociedade documentada’; ‘Como se vê sem documentos’; e ‘Que papel atribui ao registro de nascimento'.

Esse é um dos temas que a autora vai levar para discussão em sua palestra durante o Mundo Unifor 2021. A transmissão será feita nas mídias sociais da Unifor e TV Unifor (canal 181 NET e Youtube). Como jornalista, Fernanda tem 25 anos de experiência em meios digitais, audiovisuais e impressos. Atualmente, é editora da Revista Piauí.

Serviço

Mundo Unifor 2021 - Palestra “Uma conversa com a autora Fernanda da Escóssia"
Data: 21 de outubro de 2021 (quinta-feira)
Horário: 17h
Transmissão: Mídias sociais da Unifor (YouTube, Instagram e Facebook) e TV Unifor (YouTube e canal 181 da NET)
Mais informações: https://www.unifor.br/mundounifor


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*