Carregando...

Escritores como Gay Talese e Paul Auster fazem homenagem a Salman Rushdie

A New York Public Library (NYPL) fará uma homenagem ao escritor Salman Rushdie nesta sexta-feira (19).

A biblioteca convidou premiadores escritores como Gay Talese, Paul Auster e Tina Brown, para uma leitura em público da obra do Rushdie, que foi esfaqueado na última semana durante uma palestra em Nova York.

O evento, organizado pela NYPL em parceria com a editora Penguin Random House, será intitulado “Support Salman: Defend the Freedom to Write” (Defendendo a liberdade de escrever).

No site da NYPL, o presidente da instituição Tony Marx relembrou que Rushdie foi nomeado Leão da Biblioteca em 2008, por “seu compromisso em explorar as profundezas da expressão criativa e da liberdade de pensamento”.

“Rushdie sempre foi um defensor dedicado da liberdade de expressão, e sua ampla gama de escritos, de romances a livros infantis e ensaios de não ficção, fornece ao mundo uma visão inestimável sobre nossa humanidade compartilhada.”

Marx afirmou também que “à medida que nosso mundo fica cada vez mais dividido, é fundamental que escritores, como Salman Rushdie, se sintam seguros para compartilhar suas perspectivas e fazer com que suas vozes sejam ouvidas”.

Segundo um oficial afirmou à CNN nessa segunda-feira, Salman está acordado e “articulado” em suas conversas com os investigadores enquanto permanece hospitalizado.

O suspeito do ataque foi identificado como Hadi Matar, de 24 anos, que supostamente pulou no palco da Chautauqua Institution, a cerca de 110 km a sudoeste de Buffalo, Nova York, e avançou em direção a Rushdie, esfaqueando-o repetidamente, segundo a Polícia do Estado de Nova York.

O suspeito foi detido por membros da plateia e funcionários que o forçaram a cair no chão até que ele foi preso por um policial estadual.

O autor sofreu três facadas no pescoço, quatro facadas no estômago, perfurações no olho e no peito direitos e uma laceração na coxa direita, disse o promotor distrital do condado de Chautauqua, Jason Schmidt.

*Publicado por Thayana Nunes.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar