Carregando...

Competição entre escolas de samba do ES estimula a doação de sangue

Escola de Samba do ES faz campanha para doação de sangue
Escola de Samba do ES faz campanha para doação de sangue
5 minEscola de Samba do ES faz campanha para doação de sangue

Escola de Samba do ES faz campanha para doação de sangue

Assista.

Mesmo sem carnaval, uma competição está movimentando os componentes das escolas de samba da Grande Vitória. Desta vez, a agremiação que levar mais integrantes para doarem sangue será premiada. A ação é realizada em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado (Hemoes) e tem como objetivo abastecer os estoques de sangue.

Se a folia deste ano não tivesse sido cancelado por causa do coronavírus, os desfiles em Vitória já teriam começado nesta quinta-feira (4) com o Grupo de Acesso B, e seguiriam até este sábado (6) com os desfiles do Grupo Especial.

Por isso, a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) encontrou uma forma para comemorar o carnaval, manter a competição entre as escolas e praticar a solidariedade. A corrida pela doação de sangue vai até o dia 28 de fevereiro.

A escola que levar mais integrantes para doar sangue ganha uma CNH ou mudança de categoria. A agremiação que ficar em segundo lugar ganha uma geladeira e a que ficar em terceiro ganha um fogão.

"É uma iniciativa muito importante para a sociedade capixaba, reconhecendo que o samba não é só desfile de carnaval. Esse ano, especificamente, um ano atípico, de pandemia, em que os desfiles não vão acontecer, estamos mobilizando as comunidades pra vir doar sangue", explicou Jocelino Junior, diretor de carnaval da Liesge.

A ação acontece em um momento em que o Hemocentro precisa muito de doações. Em 2020, a queda do banco de sangue foi de 15% na comparação com 2019. E a pandemia fez com que muita gente desistisse de fazer a doação.

"A queda foi observada em todos os meses do ano de 2020 e ainda continua. As pessoas ainda têm receio de vir ao hemocentro para doar sangue", disse Marcela Murad, diretora-geral do Hemoes.

Integrante da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG) doa sangue no Hemocentro do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Integrante da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG) doa sangue no Hemocentro do ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Nesta sexta-feira (5), a Mocidade Unida da Glória (MUG) mandou dois integrantes ao Hemoes para fazer a doação.

"A MUG é uma escola extremamente competitiva e nós estamos fazendo as mobilizações. Tem grupos para vir hoje à tarde, na segunda, na terça. Queremos ganhar o prêmio. Estamos mostrando que escola de samba não é só carnaval, tem essa preocupação social com o que está acontecendo no nosso entorno", disse Patrick Rocha, diretor administrativo da MUG.

No Hemoes, Patrick foi atendido pela técnica de enfermagem Tatiane Marques, que também é integrante da escola de samba Unidos de Barreiros. Ela contou que está feliz com a atitude do povo do samba. "Samba não é só festa, também é ação nas comunidades", disse.

Doações de sangue na pandemia

Durante o período de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), os atendimentos em todas as unidades estão acontecendo, preferencialmente, por meio de agendamento.

A medida visa a reduzir a circulação de pessoas nos locais para evitar aglomerações e reduzir a possibilidade de transmissão do vírus.

As pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias, sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.

Quem pode doar

Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.

Os interessados em doar sangue devem ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenham almoçado, devem aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.

Onde doar:

  • Hemocentro de Vitória

Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe.

Telefone: (27) 3636-7920

  • Unidade de Coleta de Sangue da Serra

Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº. (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva)

Telefone: (27) 3218-9429

  • Hemocentro de Linhares

Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298, Centro.

Telefone: (27) 3264-6000

  • Hemocentro de Colatina

Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro.

Telefone: (27) 3717-2800

  • Hemocentro de São Mateus

Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington.

Telefone: (27) 3767-7954

VÍDEOS: Tudo sobre o Espírito Santo

200 vídeos

  • Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*