/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/N/Y/w9odDjRBS91nnP1RKUww/variante-2.jpg)
Caso suspeito de nova variante do coronavírus, que circula em Manaus é investigada no ES — Foto: Getty Images via BBC
A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) está investigando se há no estado casos de infecção pela nova variante do coronavírus identificada em Manaus. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, amostras colhidas em pacientes foram enviadas para análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
"Encaminhamos para sequenciamento genético pela Fiocruz amostras de pacientes oriundos de Manaus, de trabalhadores que apresentaram sintomas ao contato com esses pacientes, e de pacientes de todo o Espírito Santo que apresentaram a seguinte característica na sua evolução clínica: a complicação à partir do 14 dia do primceiro sintoma", disse Nésio.
- Mutação, variante, cepa e linhagem: entenda o que significam os termos ligados à evolução do coronavírus
- Variantes do coronavírus: os perigos das mutações ao combate da pandemia de Covid-19
Entre as amostras enviadas à Fiocruz, estão a de integrantes de uma família de São Roque do Canaã, no Noroeste do estado, que testaram positivo para a Covid-19 após hospedarem familiares que vieram da capital do Amazonas.
"Quando a família retornou a Manaus, eles ligaram avisando que estavam positivos para o coronavírus. Essa família [capixaba] ficou sintomática e veio procurar o serviço", explicou a secretária de Saúde de São Roque do Canaã, Kamila Roldi.
A família capixaba está em isolamento em casa e é acompanhada pela Secretaria de Saúde do município, que monitora os sintomas.
Para a secretária, a possibilidade de chegada da nova cepa ao município, que está em risco moderado de contaminação pelo coronavírus, é preocupante.
"Vimos o que aconteceu em Manaus, uma velocidade muito grande de contaminação. Em São Roque, estamos em risco moderado, ampliamos a testagem. Se tivermos aqui no município uma cepa nova, com velocidade de transmissão muito maior, é preocupante para qualquer gestor. Estamos com a expectativa do retorno às aulas, temos essa movimentação de pessoas que saem para outros municípios para estudar, estamos nas vésperas do feriado de carnaval. Estamos monitorando de perto porque sabemos do potencial de contaminação dessa nova cepa", disse.
De acordo com o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, em entrevista à CBN nesta sexta-feira, nas próximas semanas deve chegar para o Estado um equipamento capaz de fazer o sequenciamento genético para identificar novas variantes do vírus.
Por enquanto, o Estado espera os resultados dos exames enviados Fiocruz. "Ao longo do mês, estaremos recebendo o resultado essas analises que poderão confirmar ou a não a circulação d novas cepas no nosso estado", disse Nésio.
VÍDEOS: Tudo sobre o Espírito Santo
- Veja o plantão de últimas notícias do G1 Espírito Santo