O técnico Tite entende que, para o sistema ofensivo funcionar da melhor forma possível, é necessário dar liberdade criativa aos atacantes. Em coletiva de imprensa neste domingo, ele reiterou a importância de "não engessar" a Seleção Brasileira.
"A gente faz o trabalho tático dando rotas, sem retirar a criatividade. Então, tem um jogador aberto, um ataque no canal central, um segundo meio-campista que chega, o apoio do lateral por trás, mas tem não engessar a equipe. Nunca vou pré-determinar o que [os atacantes] têm que fazer. No último terço do campo, você precisa dar a eles a possibilidade criativa", explicou.
Notícias relacionadas
- Coreia do Sul x Brasil: onde assistir, horário e escalações do amistoso da Seleção
- Neymar e Son trocam camisas após goleada da Seleção sobre a Coreia do Sul
- As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!
"Rotas são mostradas, mas a intuição e a criatividade são colocadas em jogo. A expectativa é boa, mas com calma, para ter a condição de ajustes, sincronia, coordenação de movimentos, pensamento e execução em uma mesma velocidade. Dá mais tempo para que possa errar, oscilar. O jogo e o próprio trabalho tático permitem esses ajustes", acrescentou o comandante.
Por fim, Tite ainda falou de forma mais específica sobre alguns jogadores da Seleção Brasileira: "Você tem que preparar uma Copa do Mundo necessariamente de três em três dias. Falei com o Thiago e o Dani, disse que ia iniciar a equipe com alguns e, depois, definir a equipe por dentro, com o Vini. Se ele tivesse uma condição real já no primeiro jogo, iria jogar".
"Entendi que dar ao Bruno Guimarães, que tinha jogado muito como segundo homem, a função de primeiro, poderia gerir toda aquela construção de confiança que tinha se não fizesse um bom jogo. Essas oportunidades, sem mexer demais, mantendo uma estrutura da equipe, é o que a gente procura", concluiu.
Treinando no Japão após golear a Coreia do Sul por 5 a 1, a Seleção Brasileira enfrenta os donos da casa na segunda-feira, às 7h20 (de Brasília). A partida amistosa será disputada no Estádio Nacional, em Tóquio.