Carregando...

Arthur Leclerc vence primeira do ano na corrida 2 da F3 em Silverstone. Collet é 4º

Primeira vitória do ano para o piloto da Prema na F3
Primeira vitória do ano para o piloto da Prema na F3
Foto: F3 / Grande Prêmio

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: SAINZ BATE VERSTAPPEN E FICA COM A POLE DO GP DA INGLATERRA | Briefing

Dono de duas vitórias na temporada de 2021 da Fórmula 3, Arthur Leclerc enfim conquistou seu primeiro triunfo do ano pela categoria. Neste domingo (03), o piloto da Prema venceu a corrida 2 da F3 em Silverstone e colou em Victor Martins na tabela de classificação do campeonato. O brasileiro Caio Collet foi ultrapassado na penúltima volta da disputa e perdeu lugar no pódio, cruzando a linha de chegada na quarta colocação.

  • Em novo trecho de entrevista, Piquet é homofóbico ao falar de Hamilton
  • Piquet pede desculpa a Hamilton, mas alega "tradução incorreta"
  • As notícias do dia você acompanha na capa do Terra; confira!

Assim que os pilotos da F3 largaram na Inglaterra, Zak O'Sullivan segurou Leclerc nas primeiras curvas, enquanto Franco Colapinto, logo na volta inicial, escapou da pista na Luffield, foi forçado a abandonar e obrigou a primeira entrada de safety-car do dia. Na disputa pela primeira posição, Leclerc ultrapassou O'Sullivan - ao passo que Caio Collet, graças à escapada de Zane Maloney, também na Luffield, alçou ao terceiro lugar.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Entretanto, por uma indefinição quanto ao timing da ultrapassagem, a Prema ordenou que Leclerc devolvesse a liderança da prova à O'Sullivan durante o carro de segurança.

Largada da F3 em Silverstone (Foto: F3)

Na volta de número 4, o safety-car retornou aos boxes e a corrida foi reiniciada. O'Sullivan conseguiu uma boa relargada e manteve a liderança - mas Leclerc seguiu na cola e, com o DRS ativado na volta 6, realizou a ultrapassagem: uma passagem pelo lado de fora da curva Brooklands deu ao monegasco a dianteira da corrida.

Mesmo com uma colisão entre Grégoire Saucy e Roman Stanek, que forçou os dois pilotos a irem aos boxes no fim da volta 9 - o piloto da ART conseguiu permanecer na prova, mas o membro da Trident abandonou -, o carro de segurança só voltou a ser acionado na volta 10, quando Rafael Villagomez e Nazim Azman bateram na Copse. Fim de disputa para os dois.

No 15º giro, safety-car nos boxes e mais uma relargada, dessa vez com Leclerc à frente. O piloto da Prema segurou O'Sullivan, enquanto Victor Martins continuava a escalar o pelotão com uma ultrapassagem em Kaylen Frederick pelo oitavo lugar.

Com três voltas para o fim, o top-5 permanecia separado por somente 1s5. Emoção até o final da prova garantida. O brasileiro Collet, que desde a volta inicial segurava a terceira colocação, foi ultrapassado por Ollie Bearman na penúltima volta, na curva Brooklands.

Momento em que Bearman ultrapassa Collet pelo 3º lugar (Foto: F3)

Assim sendo, Bearman foi para cima de O'Sullivan e no último giro, forçou a ultrapassagem - mas o piloto da Carlin segurou as investidas rivais e se recusava a negociar a posição. No fim, vitória de Leclerc e O'Sullivan - com seu primeiro pódio em sua carreira na F3 - à frente do oponente por meros 0s051.

Collet e Isack Hadjar, que venceu a corrida sprint, completaram o top-5. Crawford, Martins, Jonny Edgar, David Vidales e Reece Ushijima fecharam a lista dos 10 primeiros, em ordem.

Charles Leclerc prestigiou o irmão neste domingo (Foto: F3)

"Estou muito feliz com a vitória, demos tudo. Finalmente um bom fim de semana do início ao fim. Fizemos uma boa classificação e largamos na primeira fila. Foi uma corrida difícil para se manter à frente, tivemos muita degradação com os pneus traseiros, estava lutando bastante com eles. Mas, no final, chegamos em primeiro", analisou Leclerc após a vitória.

Com o resultado, o piloto da Prema chegou aos 71 pontos na tabela de classificação do campeonato, somente 6 atrás do líder Martins. A F3 retorna às ações já no próximo fim de semana, na Áustria, para sua quinta etapa da temporada de 2022.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Calendar