Carregando...

Golpes nos postos de gasolina: ex-frentista explica como clientes eram enganados

Golpes nos postos de gasolina: ex-frentista explica como clientes eram enganados

Golpes nos postos de gasolina: ex-frentista explica como clientes eram enganados

O Fantástico mostrou neste domingo (19) como funcionava um esquema de redes de postos de gasolina para enganar clientes. No caso, a empresa é uma rede de postos de gasolina na região metropolitana de Porto Alegre, e a meta é enganar cada vez mais motoristas para vender produtos superfaturados e, muitas vezes, desnecessários.

A primeira queixa contra um posto do empresário Fabrício Corrêa Barros aconteceu em 2018, quando a jornalista Civa Silveira percebeu algo errado com a conta.

Civa Silveira: R$ 350 que eles encheram meu carro de aditivo
Fantástico: E qual foi a sua reação?
Civa Silveira: Fiquei assustada porque eu achei que era muito dinheiro. Saí desse posto e vi que o aditivo que eles tinham me cobrado era um absurdo. O preço era R$ 150. E aí fui num outro posto custava 20 e poucos reais. Voltei aqui e disse quero meu dinheiro de volta e ele disse ‘não posso fazer nada, a senhora pagou’. Chamei a polícia.

“Tem indícios de uma organização criminosa cujo objetivo é lesar pessoas que demonstram um desconhecimento com o seu próprio veículo”, explica o diretor do Procon / POA, Wambert Di Lorenzo.

  • Fantástico mostra esquema de redes de postos de gasolina para enganar clientes
  • Polícia investiga posto de combustíveis por cobrar serviço não solicitado por cliente em Cachoeirinha

O posto chegou a ser fechado pelo Procon. “Ele foi interditado até que ele restituísse as vítimas em dobro depois que ele restituiu todas as vítimas, aí nós levantamos a interdição”, explica Wambert.

Quatro anos depois o golpe não só continuou, como também foi aperfeiçoado.

“As audiências que a gente está tendo aí, não tem a nota assinada. Por isso que nós estamos perdendo. Eu vou começar a cobrar do vendedor e do gerente. Tudo tem que estar assinado”, dizia Fabrício aos funcionários, que passaram a pedir que os clientes assinassem as notas fiscais para servir como mais uma garantia pro golpe.

Um ex-frentista, que trabalhou em um dos postos de Fabrício, explica que a cobrança do chefe vinha por meio de áudios compartilhados em grupos de Whatsapp.

“Já aconteceu casos de a troca de óleo, óleo estar novo. E o cliente ir para dentro da loja e pegaram os frascos vazios e cobrar o valor como se fosse feito a troca”, conta.

Ele também explica como era feito o golpe da fumacinha:

“O que acontecia: limpava o vidro, né? Aquele bom atendimento. E aí oferecia calibragem. E ali já usavam a seringa com óleo. E que acontece quando tu larga a seringa ali? Sai a fumaça, né?’, diz.

“Aí, o rapaz disse assim ‘sai do carro, tá incendiando, tá saindo fumaça, saindo fumaça’. Eu saí correndo”, relembra Civa Silveira.

“Realmente estava saindo a fumacinha. Aí diz para mim ‘tu encosta na rampa aí que eu vou te ajudar. Você quer ajuda? Disse ‘quero’”, relembra o aposentado José Silva.

“Apavorava as pessoas e as pessoas acabavam caindo, né? No golpe”, diz o ex-funcionário do posto.

Segundo o ex-frentista, no grupo online os antigos colegas comemoravam os 'atendimentos' realizados.

ASSISTA A REPORTAGEM COMPLETA:

Fantástico mostra esquema de redes de postos de gasolina para enganar clientes

Fantástico mostra esquema de redes de postos de gasolina para enganar clientes

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÁSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*