Carregando...

Começa vacinação de crianças contra a covid-19 no ES - Cidades - R7 Folha Vitória

Foto: Raphael Marques/Secom

Teve início neste sábado (15), oficialmente, a imunização contra a covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos no Espírito Santo. Em um ato simbólico no Palácio Anchieta, em Vitória, o primeiro a receber a dose do imunizante foi o pequeno Arthur, de seis anos. O menino é da aldeia Boa Esperança, em Aracruz.

O artesão Josias Carvalho Marinho, de 36 anos e da etnia Guarani, acompanhou o momento da vacinação presencialmente e conta que está muito feliz com a imunização dos mais jovens.

"Fica protegido e ao mesmo tempo feliz também com essa vacina. A gente acredita muito em Nhanderú (que é Deus) e também na medicina do não-índio", explica o artesão guarani.

A imunização das crianças está sendo realizada com doses pediátricas do imunizante da Pfizer. No momento, a expectativa do Governo Estadual é de que a Anvisa libere a Coronavac para vacinar o público infantil.

Metas do Governo Estadual

Presente no ocasião, o governador Renato Casagrande reforça que a intenção do governo é 'salvar vidas'.

"Passamos a proteger um grupo de pessoas que depende dessa imunização para evitar contágio e, se tiver contágio, evitar a internação. Salvar a vida dessas crianças para nós é fundamental", afirma o governador.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, também estava presente e explicou o porquê da vacinação do público infantil estar sendo antecipada.

"Com o primeiro lote que chegou da vacina da Pfizer, todas as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, com deficiências e as indígenas poderão ser vacinadas, além de crianças de 11 anos que não tenham nenhuma dessas condições. Em março, as crianças que estão sendo vacinadas agora já estarão aptas a receberem a segunda dose. Inclusive, isso é o que pode retardar um pouco o início da vacinação com a primeira dose do público de 6 a 7 anos", explica.

As crianças que forem vacinadas nesta primeira semana já devem receber a segunda dose no início de março. Com isso, elas já estarão imunizadas quando retornarem as aulas.

Cidades realizam agendamento

As primeiras 24 mil e cem doses da vacina da Pfizer, especialmente desenvolvida para crianças, chegaram no início da tarde desta última sexta-feira (14), no Aeroporto de Vitória.

Vitória

Algumas prefeituras da Grande Vitória já iniciaram a imunização do público infantil. Em Vitória, o agendamento ocorre neste sábado (15) no Maanaim Vitória, localizado no bairro Mário Cypreste. O agendamento pode ser feito pelo site agendamento.vitoria.es.gov.br

Cariacica

Em Cariacica, a imunização acontece no Colégio Lusíadas, em Campo Grande, e na Unidade Básica de Saúde de Nova Rosa da Penha. Foram disponibilizadas mil vagas para agendamento no site vacinaeconfia.es.gov.br

Serra

Já o município da Serra informou que irá iniciar o agendamento online a partir da próxima segunda-feira (17), no site de agendamento da prefeitura.

Vila Velha

A prefeitura de Vila Velha informou por meio de nota que só irá abrir o agendamento para vacinar as crianças na próxima quarta-feira (19). 

No município canela-verde serão disponibilizadas 2.500 vagas. Para a criança ser vacinada é preciso que ela esteja acompanhada por um responsável maior de idade, que deverá apresentar documento pessoal, CPF ou o Cartão do SUS.

Com informações da repórter Luana Damasceno / TV Vitória


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar