Carregando...

Golpe do Pix: idosa transfere R$ 2 mil para criminoso que se passou por filha. Saiba como se proteger! - Cidades - R7 Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma idosa foi vítima de um criminoso e levou um prejuízo de R$ 2 mil. O homem se passou por filha da aposentada para conseguir o dinheiro transferido por Pix.   

As mensagens do golpista para a moradora do bairro Caratoíra, em Vitória, chegaram poucos dias após a filha dizer que precisava de ajuda financeira. 

A vítima contou à reportagem da TV Vitória/Record TV que tentou verificar se os pedidos eram verdadeiros, mas acabou cedendo a pressão feita pelo suspeito através das mensagens.

"Ligou, mas eu não tava conseguindo ouvir. Depois ela mandou mensagem dizendo que o celular tinha caído no chão e quebrado. Disse que precisava de dinheiro", contou. 

LEIA TAMBÉM: Policial desaparece e carro de luxo da vítima é encontrado incendiado em Vila Velha

A idosa só descobriu o golpe quando conversou com a filha e ela negou que tinha pedido dinheiro. A mulher vive com o pouco dinheiro que recebe da aposentadoria. 

O valor que o suspeito conseguiu tirar dela equivale ao que a idosa recebe em um mês. Agora, a mulher está preocupada porque não tem como pagar as contas do mês. "Com o salário da gente já é difícil, imagina sem". 

Ela conta que os primeiros dias foram os mais difíceis. Segundo a vítima, além da frustração de ter perdido o dinheiro, ela não conseguiu ajuda da polícia.

"Quando foi para resolver isso na delegacia, fiz o boletim no plantão no sábado, mas disseram para eu procurar a delegacia na segunda. O escrivão disse que era normal, que tinha perdido o dinheiro e não tinha como fazer nada. Simplesmente mandou ir embora", disse.

LEIA TAMBÉM: Corpo de mulher com sinais de violência sexual é encontrado na Serra

A Polícia Civil informou que o caso será investigado por meio do 1º Distrito Policial e que, até o momento, nenhum suspeito foi detido. 

Sobre a reclamação da mulher durante o atendimento da ocorrência, a corporação esclareceu que qualquer pessoa que se sinta prejudicado com o atendimento realizado pode procurar a Corregedoria e formalizar a denúncia para que o caso seja analisado.

Veja dicas para evitar fraudes por meio do Pix

O Pix foi criado para facilitar a vida dos consumidores ao fazer transferências e pagamentos. Por meio dele, é possível enviar dinheiro para qualquer instituição financeira em questão de segundos e sem cobrança de tarifas.

No entanto, o serviço desperta a atenção de criminosos, que têm se aproveitado das facilidades para aplicar golpes. Na maioria das vezes, o golpista envia mensagens se passando por alguém e pede dinheiro emprestado, alegando algum problema financeiro. 

Confira algumas dicas que podem ajudar evitar cair em golpes: 

- Confira o remetente dos e-mails recebidos e não acesse páginas suspeitas;

- Nunca clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou SMS para cadastro da chave Pix ou para cancelamento ou confirmação de transações;

- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

- Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix;

- Não faça qualquer tipo de cadastro no Pix a partir de ligações telefônicas ou contatos pelo WhatsApp;

- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado.

*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/Record TV.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar