Carregando...

Pesquisa no Paraná: WhatsApp é o novo destaque para vendas - Cidades - R7 Folha Vitória

Foto: Divulgação/DINO

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), em parceria com o Grupo Datacenso, de abril a junho de 2022, revela uma mudança na estratégia de venda dos representantes comerciais: o uso do WhatsApp. 

Segundo a pesquisa, em média 90% dos entrevistados utilizam o WhatsApp como ferramenta de trabalho. O e-mail ocupa o segundo lugar e, seguindo a tendência dos investimentos no marketing digital, o Instagram surge na terceira posição. 

“Antes da pandemia o contato com o cliente era por telefone e presencial. Hoje, com o WhatsApp Business e o Instagram conseguimos otimizar o fluxo de vendas”, relata Paulo Nauiack, presidente do Core-PR. Paulo destaca que as visitas presenciais ainda são importantes, porém o benefício da migração da comunicação para o digital beneficia tanto os clientes quanto os representantes comerciais.

O dado faz parte do estudo “Hábitos de Uso de Mídia do Representante Comercial”, que entrevistou 1.024 profissionais em todas as regiões do estado do Paraná e oferece um panorama sobre o tema. “Os resultados geram oportunidades de novos negócios e de melhorias na comunicação com a categoria”, celebra Paulo. 

Entre os hábitos de mídia apontados estão a busca por informações em telejornais com 59% dos entrevistados e preferência da audiência no período da noite (média de 90%). Os serviços de streaming são apreciados por aproximadamente 51% dos respondentes, sendo a maior concentração na região Centro Oeste do Estado. Destaque para o alto índice de respondentes que declararam não ter o costume de assistir aos streamings - aproximadamente 42% dos respondentes.

O rádio continua sendo uma fonte de informação, com 71% dos entrevistados, sendo o período da manhã o horário preferido. Outro dado que chama atenção é que a maioria dos respondentes sinalizou que não possuem o hábito de ler blogs ou portais de negócios.  

Crescimento do WhatsApp

Segundo dados divulgados pelo Meta (empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp), em 2020, no mundo somavam-se mais de 1,5 bilhão de usuários ativos e no Brasil mais de 120 milhões, parte expressiva de toda população nacional. 

A grande adesão à plataforma é explicada pelos seus resultados: a taxa de abertura das mensagens é de quase 100% e o índice de engajamento com a interação é de aproximadamente 80%, segundo dados da empresa Grow Up. “O WhatsApp faz total diferença quando falamos sobre alcance e conversão de clientes. Em uma lista de e-mails, por exemplo, a taxa de abertura é de 15%”, explica Claudio Shimoyama, CEO do Grupo Datacenso. 

A pesquisa completa “Hábitos de Uso de Mídia do Representante Comercial” pode ser acessada no site: https://corepr.site/


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar