Carregando...

Cuidados na hora de comprar jogos usados

Um cartucho original do Famicom, um alternativo do NES da Camerica, e um pirata sem vergonha
Um cartucho original do Famicom, um alternativo do NES da Camerica, e um pirata sem vergonha
Foto: Ronaldo Gogoni/Meio Bit / Meio Bit

Com os preços atuais de consoles e jogos, não é fácil ser gamer no Brasil, mas muitas pessoas buscam o mercado de games usados acaba sendo uma opção viável para quem quer praticar este luxo, mas de uma forma mais ecônomica.

  • Quanto seu videogame representa na conta de luz
  • Cronologia de Tales of; saiba a ordem para jogar
  • Dicas para diminuir o consumo de energia do seu videogame

O Game ON conversou com alguns sites e lojas que realizam a compra de jogos usados, além de consumidores, para sabermos alguns cuidados básicos que são importantes na hora de comprar aquele tão desejado game de segunda mão. Confira.

Plataforma da transação

O ideal é sempre realizar de forma presencial a transação, mas o mercado online já domina o cenário há algum tempo, além de estarmos em um período de pandemia, onde é necessário evitarmos determinadas situações. Com isso, antes mesmo de falarem sobre valores ou coisas do tipo, é importante saber de que forma a transação vai ocorrer.

Caso não seja um sujeito de sua confiança, desconfie de quem oferece apenas como opção de negociação o envio mediante depósito online. Existem plataformas como a do Mercado Livre que fornecem garantias de devolução de dinheiro caso o produto não chegue ao comprador. Além disso, o mercado de games usados possui algumas lojas especializadas, que além de já transmitir confiança, geram nota fiscal e, na maioria dos casos, oferecem garantia.

Estado da mídia física, mas também da caixa

Que é extremamente necessário observar se a mídia não possui arranhões ou sinais de descuido o público já sabe. Porém um fator que pode pesar na vida útil dos games pode estar indicado na capa ou caixa do jogo.

Em casos de cartuchos de videogames mais antigos, a umidade e a poeira afetam a capacidade de funcionamento do jogo, podendo até mesmo fazer com que você adquira um jogo que pode até funcionar inicialmente, mas logo irá estragar. Já no caso dos discos, além dos riscos e sujeira, é importante se ater à impressão na superfície, além da própria capa, uma vez que o calor excessivo faz com que a vida útil das informações contidas no disco seja prolongada.

Travas de região

As travas de região não devem ser uma preocupação para quem for adquirir uma mídia física de consoles da Sony e Microsoft, apesar de ser importante ficar atento quando se tratar de conteúdos digitais, que podem sim possuir uma trava regional.

Contudo, a história muda completamente quando falamos de consoles da Nintendo. Via de regra, todos cartuchos da empresa japonesa possuem uma trava de região que faz com que o jogo funcione apenas nos consoles de determinadas regiões. Então é extremamente importante que o vendedor saiba te informar se o jogo é compatível com a região do seu console.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*