Carregando...

Ex-deputado Jovair Arantes recebe vacina contra Covid-19 e afirma não ter qualquer irregularidade: 'Sou dentista regulado'

Arquivo: O ex-deputado federal em discurso na Câmara dos Deputados, em 2017 — Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados (Arquivo)

Arquivo: O ex-deputado federal em discurso na Câmara dos Deputados, em 2017 — Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados (Arquivo)

O ex-deputado federal e odontólogo Jovair Arantes, de 69 anos, recebeu a vacina contra a Covid-19 na quinta-feira (4), na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Para receber a vacina, era preciso apresentar a carteira profissional, comprovantes de endereço e de atuação, mostrando que os dentistas estão atendendo pacientes durante a pandemia de coronavírus.

Por esse motivo, a imunização do ex-deputado, que é conhecido pelos goianos como um político de carreira, gerou polêmica. Uma equipe da TV Anhanguera foi, na manhã desta sexta-feira (5), até o endereço que consta como consultório de Jovair Arantes no cadastro da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) de Goiás. No local, há uma placa indicando que o imóvel está disponível para ser alugado.

Em entrevista à TV Anhanguera, na manhã desta sexta-feira (5), o ex-deputado federal explicou, por telefone, que está devidamente inscrito no Conselho. No site do CRO, o registro profissional de Jovair consta como ativo.

“Estou sem mandato, sou cirurgião-dentista, regulado no Conselho Regional de Odontologia há mais de 40 anos, e fui convocado pelo Conselho como todos os outros a comparecer na Faculdade de Odontologia para receber a vacina”, afirmou.

Sobre o atendimento em consultório, Jovair Arantes disse que atende pacientes esporadicamente, que são clientes antigos dele, e que usa, nesses casos, consultórios de amigos e do sobrinho para atender.

Segundo Jovair, ele já foi infectado pela doença e se recuperou há três semanas. "Eu já tive Covid, fiquei internado durante cinco dias no Hospital Neurológico", contou.

O Conselho Regional de Odontologia (CRO) não divulgou os nomes dos imunizados, mas é possível verificar, de acordo com o número de inscrição no Conselho e data de nascimento, que Jovair Arantes estava na lista de odontólogos que poderiam receber a vacina na ocasião.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia informou que a vacina contra a Covid-19 é disponibilizada pelo SUS de forma gratuita e que a vacinação de profissionais de saúde da capital segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que, apesar de estar realizando a vacinação, cabe aos conselhos a fiscalização.

O CRO informou, em nota, que não houve irregularidade no fato de Jovair Arantes ter sido vacinado, pois ele está devidamente inscrito no Conselho e que atende às exigências da SMS.

Nota do CRO

"A vacinação, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, foi destinada a todos os profissionais da Odontologia com inscrição ativa no Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CROGO). Jovair Arantes está regularmente inscrito no CROGO, preenche os requisitos da SMS de Goiânia, tendo direito à vacinação, assim como os demais profissionais de saúde. Desta forma, não cabe ao CROGO fiscalizar se o inscrito exerce efetivamente ou não a atividade profissional. O critério definido é a inscrição profissional ativa".

Nota da SMS

"Já foi solicitado à gerência de Imunização o relatório que comprove se ele foi realmente vacinado. Se assim constar, a SMS ira pedir informações ao CRO porque quem repassou à secretaria os nomes dos profissionais que estão na ativa, atuando na profissão, portanto, aptos a serem imunizados, foram os Conselhos. Entendendo se houver alguma irregularidade nesse sentido, a SMS não compactua com esse tipo de atitude e levará adiante a denúncia".

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

VÍDEOS: coronavírus em Goiás

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*