Carregando...

G1 Goiás completa 10 anos com mais de 1,5 bilhão de acessos

G1 Goiás — Foto: Vanessa Martins/G1

G1 Goiás — Foto: Vanessa Martins/G1

Nesta quinta-feira (19), o G1 Goiás completa 10 anos no ar. Ao longo desta década, o portal de notícias registrou os principais fatos que ocorreram no estado e acumulou mais de 1,5 bilhão de acessos, levando ao internauta informação de qualidade e com credibilidade.

Para recordar um pouco dessa trajetória, o G1 Goiás publicou dez reportagens com alguns dos casos mais marcantes noticiados pelo portal: de fatos políticos históricos a personagens que bombaram na web e causaram boas risadas (relembre os casos ao fim do texto).

Chefe de redação multimídia da TV Anhanguera, a jornalista Elisângela Nascimento foi quem encarou o desafio de implantar o G1 em Goiás e, atualmente, lidera a equipe que coloca as notícias no ar, ao lado da Paula Resende, editora-chefe do site.

“Nossa maior meta sempre foi também nosso grande desafio: produzir conteúdos inéditos, relevantes, de forma ágil e sem abrir mão da credibilidade. Porque a internet pede uma agilidade que precisa ser alinhada com a qualidade”, afirmou.

Veja 10 casos de grande repercussão em Goiás

Veja 10 casos de grande repercussão em Goiás

Entre 2011 e 2021 a equipe quase triplicou de tamanho e sempre buscou se adaptar para atender às necessidades do internauta, como a mudança na forma de se consumir conteúdo, pois a maioria acessava o portal pelo computador e, atualmente, usa o celular. É constante a adaptação dos formatos de texto, vídeos, imagens e materiais para redes sociais.

Além do conteúdo oferecido pela internet, o site é responsável pelo boletim de notícias G1 Goiás em 1 Minuto. O programa é veiculado diariamente na TV Anhanguera, pela manhã e à noite.

Professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ângela Morais avaliou, como estudiosa da área, que o site foi pioneiro em produção de conteúdo próprio no webjornalismo goiano.

“O G1 rapidamente se inseriu naquilo que denominamos de terceira geração de webjornalismo, com inserção de conteúdos próprios e focados em multimidialidade, e não apenas como mero site reprodutor de notícias geradas em outros meios. Hoje é um dos mais acessados em Goiás e alcança as novas gerações de consumidores”, observou.

Segundo a professora, nas aulas que ministra para formandos em jornalismo, a marca é a mais lembrada na área. “Além disso, tem sido referência para estudantes de webjornalismo nas universidades que, dentro das salas de aula, acessam os conteúdos para estudos comparativos entre teoria e prática”, completou.

VÍDEO: relembre histórias inspiradoras e de superação nos 10 anos do G1 Goiás

VÍDEO: relembre histórias inspiradoras e de superação nos 10 anos do G1 Goiás

Histórias e mais histórias

A missão da equipe, independente de quem fez ou faz parte dela, é informar sobre o que acontece no estado e contar as histórias vividas pelos goianos – de nascença ou de coração. Muitas delas mostram a capacidade de superação diante de adversidades e são verdadeiras doses de inspiração.

Entre esses casos está o de Kemilly Vitória, que nasceu com uma quantidade incomum de pelos no corpo e conseguiu tratamento de graça para a "síndrome do lobisomem" após ter a história contada pelo site. Desde 2014, quando a menina se mudou do Tocantins para Goiânia, o G1 Goiás acompanha a luta da família dela.

“Foi por causa dessas reportagens que conhecemos os médicos. As matérias fizeram uma diferença muito grande. Sem elas, acho que não íamos conseguir apoio e tratamento", afirma a mãe de Kemilly, Patrícia Batista Pereira.

Os pais, que evitavam sair de casa para não ter de enfrentar pessoas hostis e com preconceito, vivem dias melhores. Aos 10 anos de idade, Kemilly está no 4º ano do ensino fundamental e comemora o resultado das sessões.

"Sou muito grata por terem me ajudado, me ajudaram muito desde quando eu era pequena. Antes, eu nem podia ir para a escola. Agora, eu me sinto como as outras crianças", disse a menina.

Antônio Souza, Kemilly Vitória e Patrícia Batista Pereira agradecem por tratamento a laser doado — Foto: Vanessa Martins/G1

Antônio Souza, Kemilly Vitória e Patrícia Batista Pereira agradecem por tratamento a laser doado — Foto: Vanessa Martins/G1

Além de retratar histórias inspiradoras, acompanhar e cobrar uma administração municipal e estadual de qualidade é um dos indiscutíveis papéis dos veículos de imprensa. Na sua primeira década no ar, o G1 trabalhou em coberturas políticas registrando os principais fatos desta esfera essencial para a vida na sociedade goiana.

O site também acompanha de perto casos de repercussão internacional, como os homicídios cometidos pelo serial killer Tiago Henrique Gomes da Rocha ou os 20 dias de buscas por Lázaro Barbosa – suspeito de cometer uma chacina no DF e de outros 30 crimes.

Fatos políticos que foram contados no G1 — Foto: Montagem/G1

Fatos políticos que foram contados no G1 — Foto: Montagem/G1

Algumas dessas histórias ainda não tiveram um desfecho. O portalacompanha de perto casos em que famílias inteiras esperam por justiça ou o fim de uma angústia com a qual têm que conviver diariamente por causa de algum fato que segue sem explicação.

A pandemia da Covid-19, que afetou o modo como a humanidade vive, também é acompanhada de perto diariamente pelo G1 Goiás, com cobertura sobre os casos confirmados, as dificuldades enfrentadas e a vacinação.

Vídeos marcantes do G1 Goiás — Foto: Arte/G1

Vídeos marcantes do G1 Goiás — Foto: Arte/G1

Alguns desses relatos têm o amor como tema principal e mostram o poder desse sentimento de mudar a perspectiva das pessoas. Essas são aquelas reportagens que renovam a esperança na humanidade.

Em um mundo cada vez mais digital e visual, as imagens ganham espaço de destaque e são ainda mais marcantes e representativas do que as palavras. Sendo o G1 um espaço multimídia, alguns vídeos ficaram para a história e certas fotos não saem da memória.

Memes que viralizaram — Foto: Montagem/G1

Memes que viralizaram — Foto: Montagem/G1

Também devido ao caráter democrático da web, muito conteúdo é compartilhado entre os internautas e viraliza, seja por se tratarem de situações engraçadas ou inusitadas. Essas histórias também viraram notícia no G1 Goiás.

O humor também não fica de fora. Vídeos e fotos engraçadas geram boas gargalhadas, que, consequentemente, entram para a história e a memória das pessoas.

G1 Goiás faz 10 anos, relembre:

  • Casos de grande repercussão no estado
  • Histórias inspiradoras e de superação
  • Vídeos que repercutiram
  • Personagens que viralizaram na web
  • Fatos políticos marcantes
  • Memes que causaram boas gargalhadas
  • Histórias de amor incríveis
  • Crimes à espera de resposta
  • Principais fatos da pandemia
  • Fotos inesquecíveis

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

VÍDEOS: saiba o que acontece em Goiás

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar