- Vacinação de adolescentes
- Dose de reforço
- Xepa
- Veja todos os locais de vacinação
- Lista de comorbidades
- Vídeos: coronavírus em goiás

VÍDEO: Vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia ampliou a vacinação contra a Covid-19 para adolescente com mais de 15 anos fora dos grupos prioritários nesta quinta-feira (23). Os adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades também continuam sendo imunizados na cidade (veja os locais e horários ao fim do texto).
A imunização segue para quem precisa receber a 2ª dose e o reforço que é aplicado em idosos acima de 70 anos que receberam a segunda dose há seis meses e imunossuprimidos com idade a partir de 60 anos que tomaram a 2ª dose há mais de 28 dias (veja os locais e horários ao fim do texto).
Os moradores com menos de 15 anos que cumprem medidas socioeducativas, gestantes e puérperas - que deram à luz em até 45 dias - com mais de 12 anos e que comprovem a condição também continuam sendo imunizados.
Para receber a 1ª dose da vacina, a população pode procurar o drive-thru da Cidade Administrativa, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento.
Quem preferir receber o imunizante com horário marcado deve agendar no aplicativo Saúde Aparecida. Ao todo, sete locais aplicam a vacina com marcação.
Ao, g1, a prefeitura informou que mesmo com as opções dos grupos disponíveis no app, as vagas para esta quinta-feira só serão liberadas hoje a partir das 17h.
Para receber a 2ª dose não é necessário agendar, basta conferir a data prevista no cartão de vacina e apresentá-lo com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS. O estoque de segunda dose da Astrazeneca, que havia acabado no último sábado (18), já foi reposto.
Vacinação de adolescentes
Veja as regras da vacinação de menores de idade:
- Os adolescentes devem ir até o local de vacinação acompanhados de um adulto responsável;
- Eles devem apresentar carteira de identidade, certidão de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cartão SUS e comprovante de endereço em Aparecida de Goiânia;
- Para adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades, é necessário apresentar apenas laudo médico (veja a lista de doenças inclusas no fim da reportagem).
Dose de reforço
A Secretaria Municipal de Saúde alerta que o reforço não precisa, necessariamente, ser do mesmo laboratório das duas primeiras doses que a pessoa recebeu.
As pessoas com 70 anos ou mais já podem receber esse reforço. Porém, o morador precisa respeitar intervalo de seis meses entre a aplicação da segunda dose e do reforço.
A SMS informou que faz o controle das pessoas desta faixa etária que estão acamadas e que, por isso, elas não precisam agendar ou entrar em contato com a pasta. Este grupo deverá ser imunizado novamente em casa.
A população considerada imunossuprimida - pessoas com algum comprometimento do sistema imunológico - também poderá receber o reforço. No entanto, no caso deste grupo, o intervalo entre a segunda dose e o reforço deve ser de 28 dias.
Xepa
A Secretaria de Saúde disse que, para otimizar a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos adolescentes e evitar desperdícios, oferece uma lista de espera para jovens de 14 anos interessados na “xepa” da vacinação.
Os interessados podem procurar as UBS´s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou a Central Municipal de Imunização para deixar seu nome na lista.
Ao fim do dia, caso algum desses postos citados acima tenha frascos de vacinas já abertos e com doses disponíveis, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com os nomes da lista de espera avisando sobre a possibilidade de vacinação, que deve ser imediata.
Veja todos os locais de vacinação
Primeira dose para pedestres - com agendamento
Unidades Básicas de Saúde - (UBS's), das 8h às 16h
- UBS Andrade Reis: Avenida dos Girassóis, APM 03,Quadra 11 - St. Andrade Reis
- UBS Anhambi: Rua A2 Qd. 05 APM 03 Setor - Res. Anhembi
- UBS Jardim Olímpico: Av. Monte Carlo, 149-219 - Jardim Olímpico
- UBS Bairro Cardoso: Avenida Embaixador, APM-07 - Bairro Cardoso II
- UBS Jardim Florença: Rua Verona, 182-204 - Jardim Florença
- UBS Veiga Jardim: Av. Maj. Manoel Augusto Silva Brandão, 593 - Parque Veiga Jardim
- Central de imunização: Rua São Domingos, 100, Centro - das 8h às 18h.
Primeira dose em drive-thru – sem agendamento, das 8h às 18h
- Drive-thru da Cidade Administrativa: Rua Gervásio Pinheiro, APM – Res. Solar Central Park
Segunda dose (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer) – sem agendamento
- Drive-thru Centro de especialidades: Avenida C, Quadra 15, entre ruas C-08, C-22 e Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h.
- Drive-thru do Aparecida Shopping: Av. Independência, Quadra Área, Lote 01, S/N, Setor Serra Dourada – 3ª Etapa, das 8h às 18h.
- Central de imunização: Rua São Domingos, 100, Centro, das 8h às 18h.
- Unidades Básicas de Saúde: (Bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim), das 8h às 16h.
Dose de reforço para idosos com 70 anos ou mais, acamados e imunossuprimidos
- Drive-thru Centro de especialidades: Avenida C, Quadra 15, entre ruas C-08, C-22 e Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h.
- Drive-thru do Aparecida Shopping: Av. Independência, Quadra Área, Lote 01, S/N, Setor Serra Dourada – 3ª Etapa, das 8h às 18h.
- Central de imunização: Rua São Domingos, 100, Centro, das 8h às 18h.
- Unidades Básicas de Saúde: (Bairros Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim), das 8h às 16h.
A imunização das pessoas vivendo com HIV ocorre das 8h30 às 16h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, localizado no Centro de Especialidades.
Lista de comorbidades
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática.
A campanha contempla ainda pessoas com doenças raras que impliquem em maior risco para a Covid-19.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/K/s/r0k6tBR4i1HiSDKJENGA/vacina-aparecida.png)
Aparecida de Goiânia amplia vacinação contra Covid para adolescentes a partir de 15 anos — Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Divulgação
Veja outras notícias da região no G1 Goiás.