Carregando...

Família de idoso de 70 anos pede ajuda para que ele consiga cirurgia e prótese do fêmur

Família de idoso de 70 anos pede ajuda para que ele consiga cirurgia e prótese no fêmur

Família de idoso de 70 anos pede ajuda para que ele consiga cirurgia e prótese no fêmur

A família do idoso José Aldacino de Souza, de 70 anos, pede ajuda para que ele consiga uma cirurgia com a implantação de uma nova prótese no fêmur, já que a atual se quebrou após ele sofrer uma queda. Eles moram em Diorama, no oeste de Goiás, mas tentam o tratamento médico em Goiânia.

“Estou sofrendo, tenho medo de dar rejeição na minha perna, de dar uma trombose, uma infecção e eu perder minha perna”, disse o idoso (vídeo acima).

Segundo a neta do idoso, Emanoely Victória, a troca da prótese femoral é feita de dez em dez anos, e a do avô, além de quebrada, já está vencida. Ela conta que a família tenta insistentemente o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas não tem resposta.

“Por conta da pandemia eles disseram que só estavam fazendo cirurgia de emergência. Mas esse ano já começaram a fazer as cirurgias de prótese, só que a do meu avô eles ainda não conseguiram arrumar. Não temos condições de comprar essa prótese que custa quase R$ 60 mil”, explicou a neta.

Segundo os familiares, José Aldacino deu entrada no pedido de prótese e na cirurgia pelo Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), mas ainda não há previsão para o procedimento. A família chegou a fazer uma vaquinha para arrecadar o dinheiro da prótese.

O g1 entrou em contato com o Crer, por e-mail, às 8h desta quinta-feira (14), a fim de saber qual a situação do paciente na unidade, e aguarda retorno.

“Os médicos falam que ela e muito difícil de fazer, tem que moldar de acordo com os ossos dele. Até o momento, só arrecadamos cerca de R$ 500. Pedimos ajuda para meu avô”, pontuou a neta.

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

José Aldacino, de 70 anos — Foto: Arquivo Pessoal/Emanoely Victória

José Aldacino, de 70 anos — Foto: Arquivo Pessoal/Emanoely Victória

VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*