Carregando...

Filhote de cão com caracóis e sálvia: conheça receitas medievais bizarras para tratar doenças - Notícias - R7 Hora 7

Pegue um filhote de cão abatido e recheie com caracóis e sálvia, antes de levar ao forno. Assim que assar, retire e aproveite a gordura como pomada para o tratamento de gota. Inclusive, a elevação de ácido úrico no sangue também pode ser tratada com pó de coruja assada.

O que soa como atrocidade nos dias de hoje era visto como a busca por alívio na Idade Média. Por isso, a critério de pesquisa ou mera curiosidade, a Biblioteca da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, decidiu compartilhar online mais de 180 manuscritos com aproximadamente 8.000 receitas médicas do tipo, principalmente dos séculos 14 ou 15.

De volta à coruja, era imprescindível que ela estivesse coberta de sal antes de assá-la. E no processo de moagem era adicionado gordura de javali. Com as pasta em mãos, a aplicação deveria ser feita sobre as áreas doloridas do paciente com gota.

Vale o clique! Pesadelo puro: fotos de parasita que come língua de peixe aterrorizam redes sociais

Agora, se o problema era catarata, vesícula biliar de lebre misturada com mel, aplicada diretamente no olho com o auxílio de uma pena.

Apesar do estranhamento gerado pelos ingredientes, James Freeman, líder do projeto da biblioteca, explicou ao tabloide Daily Mail que muitas doenças tratadas naquela época são as mesmas com as quais lutamos hoje.

"Elas mostram pessoas medievais tentando administrar a saúde com o conhecimento que estava disponível na época, assim como nós", avaliou. "Elas também são um lembrete da dor e da precariedade da vida medieval, antes dos antibióticos, antes dos antissépticos e antes do alívio da dor como os conheceríamos hoje."

O conteúdo será em breve disponibilizado no site da Biblioteca Digital da Universidade de Cambridge.

Já a mulher a seguir armou um "duelo medieval" até a morte para escolher o namorado. Entenda!


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar