Carregando...

Ciclone tropical causa ao menos nove mortes nas Filipinas

Nove pessoas foram mortas nas Filipinas e 11 estão desaparecidas nesta terça-feira (12) devido a enchentes e deslizamentos de terra causados pelo ciclone tropical Kompasu. As informações são da agência nacional de desastres.

Kompasu, com ventos de 100 quilômetros por hora, absorveu os restos de um ciclone anterior antes de atingir as Filipinas na noite de segunda-feira (11). Quase 1.600 pessoas foram evacuadas.

A agência de desastres informou estar verificando informações de suas unidades regionais que relataram quatro pessoas mortas em deslizamentos de terra na província de Benguet no norte e cinco mortas em enchentes em Palawan, uma província insular no sudoeste do país.

As autoridades estavam conduzindo operações de busca e resgate para 11 pessoas desaparecidas, principalmente após deslizamentos de terra. As Filipinas, um arquipélago de mais de 7.600 ilhas, é atingido por cerca de 20 tempestades ou tufões anualmente, trazendo fortes chuvas que provocam deslizamentos de terra.

O presidente Rodrigo Duterte monitora a resposta do governo ao desastre, disse seu porta-voz, Harry Roque, na terça-feira.

O pessoal de resgate esteva no local, enquanto a restauração de energia e água e limpeza de estradas estavam em andamento, acrescentou ele.

Kompasu, a 13ª tempestade tropical a entrar nas Filipinas, deve deixar seu território na terça-feira, disse a agência meteorológica estadual.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*