Carregando...

Cortes de luz afetam 100 mil pessoas na região de Buenos Aires - Notícias - R7 Internacional

Ao menos 100 mil pessoas sofreram cortes de luz neste sábado na região metropolitana de Buenos Aires devido à alta demanda motivada por uma onda de calor que gerou um colapso no sistema elétrico, uma situação que se repete com frequência há anos.

De acordo com dados governamentais do Enre (Ente Regulador da Eletricidade), 82.526 clientes estão sendo afetados por apagões na área coberta pela empresa Edesur e 17.220 pela distribuidora Edenor.

As interrupções ocorrem em um momento em que a Argentina atravessa uma onda de calor extremo que gerou altas temperaturas na capital, chegando a 40°C, de acordo com o SMN (Serviço Meteorológico Nacional).

"A continuidade dos dias quentes, com temperaturas mínimas que não descem abaixo dos 24°C, significa que os cabos de rede não podem arrefecer e estão trabalhando no limite das suas possibilidades", analisou a Edenor em comunicado.

A Edesur informou que disponibilizou vários geradores em diferentes partes da região metropolitana de Buenos Aires para reforçar o sistema elétrico diante da escassez de energia. "Estes são geradores maiores que podem alimentar todo um cabo de média tensão e várias câmaras", explicou a empresa nas redes sociais.

Ambas as empresas são responsáveis pelo fornecimento de mais de 5,3 milhões de clientes, dos quais 99.746 estão sem fornecimento, apesar de o governo do presidente Alberto Fernández ter tomado uma série de medidas para priorizar a eletricidade residencial.

Além de decretar o trabalho remoto para os funcionários do Estado a partir da última quinta-feira (13), o presidente pediu ao setor industrial que reduza o consumo de energia, por receio de que sejam superados os registros históricos de uso de eletricidade.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar