Carregando...

Zelensky diz que forças russas começaram a "Batalha de Donbass"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e autoridades de alto escalão do governo do país disseram, nesta segunda-feira (18), que forças russas lançaram uma nova ofensiva na maior parte do flanco leste da Ucrânia e a “Batalha de Donbass” já começou.

O exército da Ucrânia está se preparando para um novo ataque russo no lado leste do país desde que Moscou retirou suas forças de perto da capital Kiev e do norte ucraniano no final do mês passado para se concentrar em um ataque na região do Donbass.

“Agora podemos dizer que as forças russas iniciaram a batalha de Donbass, para a qual se prepararam há muito tempo”, disse Zelensky em um discurso em vídeo.

O secretário do Conselho de Segurança da Ucrânia, Oleksiy Danilov, disse em comentários televisionados: “Eles [as forças russas] começaram sua tentativa de iniciar a fase ativa esta manhã.”

“Esta manhã, ao longo de quase toda a linha de frente das regiões ao leste de Donetsk, Luhansk e Kharkiv, os ocupantes tentaram romper nossas defesas”, declarou ele.

A Rússia vem aumentando suas forças no leste da Ucrânia usando tropas que retirou do norte e da vizinha Belarus, um aliado próximo dos russos.

Em publicação nas redes sociais, o comando das Forças Armadas ucranianas disse que a principal força militar da Rússia estava se concentrando em assumir o controle de toda a área das regiões de Donetsk e Luhansk, que compõem a faixa de terra conhecida como Donbass.

“A segunda fase da guerra começou… Acredite em nosso Exército, ele é muito forte”, escreveu Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, no aplicativo de mensagens Telegram.

Os reforços da Rússia prepararam o terreno para uma batalha prolongada que, segundo analistas militares, certamente causará pesadas perdas em ambos os lados.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*