Carregando...

Banco Mundial e FMI se reúnem com ministros da Ucrânia na quinta-feira

Os chefes do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) se reunirão com o primeiro-ministro e o ministro das Finanças da Ucrânia na quinta-feira (21) para discutir mais ajuda.

“Teremos uma reunião importante na quinta-feira, onde falaremos com o primeiro-ministro da Ucrânia e o ministro das Finanças. Alguns dos países que estão apoiando a Ucrânia estarão lá, e esperamos que ambos estejam prestando assistência enquanto tentam sobreviver às batalhas”, disse o presidente do Banco Mundial, David Malpass, durante um painel com a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, que também estará presente no evento.

Ele usou os trabalhadores do hospital como exemplo de assistência e também disse que a reunião analisará como uma fase de reconstrução da Ucrânia poderia ser feita “de maneira mais eficaz”.

Georgieva, do FMI, disse que conversou com o presidente Volodymyr Zelensky no fim de semana sobre “reconstruir” a Ucrânia, mas também sobre manter a economia funcionando enquanto a guerra ainda estava acontecendo.

Ela disse que havia um “dever” de apoiar a Ucrânia durante os próximos meses e que isso exigiria mais ajuda financeira do que já havia sido dada.

“Fornecemos US$ 1,4 bilhão em financiamento de emergência, mas seria necessário mais, e seria um grande investimento nos próximos meses para manter a economia funcionando e evitar que a inflação disparasse”, disse a chefe do fundo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*