Carregando...

Companhia aérea muda logotipo para evitar confusão com símbolo da invasão russa

À medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia se aproxima da marca de quatro meses, uma companhia aérea anunciou planos para mudar sua pintura em meio à preocupação dos passageiros de que a aparência atual das aeronaves possa sugerir um apoio à invasão.

A Zipair, com sede em Tóquio – uma subsidiária de baixo custo da JAL, Japan Airlines – anunciou que removerá o “Z” de suas caudas a partir de 18 de junho, substituindo-as por um padrão geométrico de listras.

O redesenho foi originalmente planejado como uma reformulação antes da invasão, para marcar o afrouxamento do Japão de suas restrições de viagens pandêmicas, e foi apresentado em uma coletiva de imprensa anunciando a nova rota da companhia aérea de Tóquio a San Jose, Califórnia.

No entanto, Shingo Nishida, presidente da Zipair, revelou na coletiva de imprensa que os clientes já haviam entrado em contato com a companhia aérea, expressando preocupação com o logotipo existente, que estava em uso desde 2018.

A Rússia usou “Z” para simbolizar uma suposta vitória em sua invasão. A carta foi pintada em tanques e uniformes no chão, e aqueles que apoiam o Kremlin a usaram para tornar seu apoio público.

O ginasta russo Ivan Kuliak foi proibido de competir por um ano por colocar um “Z” no peito na Copa do Mundo de ginástica em março.

“Acho que algumas pessoas podem se sentir assim quando veem sem qualquer explicação”, disse Nishida.

Um porta-voz da Zippair disse à CNN: “Podemos confirmar que recebemos vários comentários de clientes sobre seus sentimentos em relação ao design da pintura atual. Como empresa de transporte público, estamos cientes de que a carta em questão foi exibida em vários canais de mídia em escala global e como o design pode ser concebido de forma negativa.

“Embora os clientes tenham reconhecido e entendido que nosso logotipo foi criado em 2018, antes da situação atual, eles compartilharam suas preocupações como forma de mostrar apoio à companhia aérea.

“Nosso presidente está interessado nos sentimentos dos clientes e lê diretamente os comentários gerais dos clientes como parte de sua rotina.”

A companhia aérea está tomando medidas rápidas para mudar para sua nova pintura. Em vez de repintar gradualmente a frota, os aviões da Zipair verão as caudas cobertas com decalques a partir de 18 de junho. A aeronave será repintada gradualmente, a partir de dezembro de 2022 para uma data de conclusão na primavera de 2023.

O porta-voz continuou: “À medida que vários países começam a reabrir as fronteiras de viagens, incluindo o Japão, a Zipair tomou a decisão de renovar nossa pintura como forma de mostrar nosso compromisso de que uma opção de baixo custo para voos internacionais de longa distância é possível e através da introdução da pintura renovada, a transportadora se compromete a buscar serviços que atendam às necessidades de diversos grupos de clientes em todo o mundo.

“Para que uma companhia aérea permaneça viável em um setor altamente competitivo, acreditamos que devemos continuar nos adaptando às mudanças e é por isso que tomamos a decisão de introduzir uma nova pintura”.

A nova rota sem escalas da Zipair de Tóquio a San Jose, Califórnia, deve começar em dezembro.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*