Carregando...

China inicia exercícios militares "sem precedentes" em torno de Taiwan

O Exército de Libertação Popular da China iniciou exercícios militares sem precedentes em seis áreas que circundam Taiwan nesta quinta-feira (4), informou a televisão estatal chinesa. As atividades incluem disparos com munição real nas águas e no espaço aéreo ao redor de Taiwan.

Os exercícios acontecem um dia após uma visita da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha que Pequim considera território chinês e devem terminar no próximo domingo (7), de acordo com a reportagem da televisão estatal.

Autoridades de Taiwan disseram que os exercícios violam as regras da Organização das Nações Unidas (ONU), invadem o espaço territorial da ilha e são um desafio direto à livre navegação aérea e marítima.

A China está realizando exercícios nas rotas marítimas e aéreas internacionais mais movimentadas e isso é “comportamento irresponsável e ilegítimo”, disse o Partido Democrático Progressista (DPP) de Taiwan.

O porta-voz do gabinete da ilha, expressando séria condenação dos exercícios, disse também que os sites do Ministério da Defesa, do Ministério das Relações Exteriores e do gabinete presidencial foram atacados por hackers.

Na noite de quarta-feira (3), poucas horas depois que Pelosi partiu para a Coreia do Sul, aeronaves não identificadas, provavelmente drones, sobrevoaram a área das ilhas Kinmen, perto da costa continental, disse o Ministério da Defesa de Taiwan.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar