Carregando...

Reação da China indica uma nova relação com os EUA, diz especialista

Em entrevista à CNN, neste sábado (6), o especialista em política internacional Carlos Gustavo Poggio avaliou que a reação por parte dos chineses após a visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan indica uma nova era nas relações entre China e Estados Unidos.

“Estamos em um momento de transição dessa relação e acho que essa visita e, particularmente, a reação do governo chinês, é um indicativo muito claro de uma nova era das relações entre China e Estados Unidos. Uma era muito delicada em que os chineses, cada vez mais, vão deixar claro seus protestos com relação ao que eles veem como uma ingerência norte-americana”, afirmou.

Para o especialista, a China deve começar a agir, de fato, como uma grande potência no que se refere às relações internacionais. “A reação dos chineses indica que a China vai começar de fato agir como uma grande potência e começar a exigir o seu reconhecimento como grande potencia em pé de igualdade com os Estados Unidos”.

Sobre uma possível anexação da ilha de Taiwan ao território chinês, Poggio considera que a ação deve ocorrer, mas no longo prazo.

“Acredito que os chineses, no longo prazo, pretendem tomar algum tipo de ação contra Taiwan no sentido de, definitivamente, incorporar a ilha no território chinês. Isto pode acontecer no médio e longo prazo, mas não me parece que isso deva acontecer agora”.

Veja mais no vídeo acima.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar