Carregando...

Erdogan diz que discutiu com Guterres e Zelenski maneiras de acabar com guerra na Ucrânia - Notícias - R7 Internacional

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quinta-feira (18) que discutiu possíveis maneiras de encerrar a guerra entre Ucrânia e Rússia em uma reunião trilateral com o colega ucraniano, Volodmir Zelenski, e o chefe da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres.

Falando após a reunião em Lviv, na Ucrânia, Erdogan disse que eles discutiram o uso da atmosfera positiva criada por um acordo de exportação de grãos mediado pela ONU para estabelecer uma paz duradoura.

Erdogan também afirmou que eles discutiram a troca de prisioneiros de guerra entre a Ucrânia e a Rússia e que depois levantaria a questão com o presidente russo, Vladimir Putin.

Erdogan declarou também um firme apoio à Ucrânia, invadida pela Rússia, e expressou preocupação com a situação na usina nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, ocupada por tropas russas e alvo de bombardeios.

"Enquanto continuamos com nossos esforços para encontrar uma solução [ao conflito], nos mantemos do lado de nossos amigos ucranianos", disse Erdogan.

O presidente turco também comentou sobre a situação na usina nuclear de Zaporizhzhia, tomada por tropas russas desde março e alvo de bombardeios dos quais Rússia e Ucrânia se acusam mutuamente.

"Estamos preocupados. Não queremos outra Chernobyl", disse ele, referindo-se ao acidente na usina ucraniana, o pior da história nuclear civil, ocorrido em 1986, quando a Ucrânia fazia parte da União Soviética.

A visita de Erdogan à Ucrânia ocorre duas semanas após o encontro em Sochi com o presidente russo, com quem concordou em fortalecer a cooperação econômica entre os dois países.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar