Carregando...

México passa a cobrar visto físico de brasileiros a partir desta quinta

O México passará a exigir visto físico de brasileiros a partir desta quinta-feira (18). Até então, era possível entrar no México para fins turísticos, comerciais e culturais com uma simples autorização eletrônica emitida através de um site.

Esse sistema eletrônico estava em vigor desde dezembro do ano passado. Antes disso, os brasileiros conseguiam entrar legalmente no país sem visto, apenas apresentando passaporte.

Segundo as secretarias do Interior e de Relações Exteriores do governo mexicano, a medida visa “fortalecer a migração segura, ordenada e regular e erradicar as campanhas de desinformação que lucram com os migrantes”.

O governo mexicano recomenda que os brasileiros não comprem passagens aéreas ou qualquer serviço turístico no México antes de ter o visto físico estampado no passaporte.

Como ter o visto físico em meu passaporte?

Para ter a permissão, é necessário agendar um horário para atendimento na Embaixada do México, em Brasília, ou nos consulados, no Rio de Janeiro ou em São Paulo através deste site.

Com seu número de agendamento, o cidadão deve se dirigir ao local de sua escolha portando os seguintes documentos e os requisitos listados:

  • Formulário do visto (frente e verso, em  uma só página) com fotografia recente, 3×4  colorida e fundo branco);
  • Original e cópia do passaporte vigente;
  • Original e cópia de pelo menos um dos seguintes requisitos: documentos que comprovem que conta com emprego e contracheque dos últimos três meses ou decore dos últimos três meses; extratos bancários dos últimos três meses; comprovantes da posse de um imóvel;

A Embaixada do México no Brasil esclarece que os menores de idade deverão apresentar-se com ambos os pais para realizar o trâmite de solicitação de visto. Caso algum deles não possa acompanhar o menor, deverá realizar uma procuração simples, com firma reconhecida, outorgando seu consentimento para a realização do trâmite.

A emissão do visto mexicano tem um custo de US$ 48 dólares, cerca de R$ 248 na cotação atual. A permissão é válida por 180 dias a partir da data de emissão – os vistos aprovados são entregues no mesmo dia do processamento à tarde.

Casos em que o visto físico não é necessário:

São excluídos da necessidade de apresentar visto físico mexicano os brasileiros que possuírem visto válido e vigente no Canadá, nos Estados Unidos, no Japão, Reino Unido ou qualquer um dos países do Espaço Schengen da União Europeia.

Aqueles que possuem comprovante de residência permanente nesses mesmos países também estão isentos.

 

Turistas que entraram no país por navios de cruzeiro podem ficar até 7 dias no país sem a apresentação do visto físico.

Os estrangeiros com residência permanente no Brasil tem que solicitar o visto mexicano. É possível verificar a lista de países que necessitam da permissão para ingressar no México no seguinte link.

Neste caso, além dos documentos citados anteriormente, é preciso apresentar original é copia do comprovante de estância legal no Brasil (RNM).

Como retirar o visto em casos emergenciais?

A Embaixada recomenda que, em casos em que é necessário processar um visto de emergência, a pessoa entre em contato com os seguintes endereços de e-mail:

  • Rio de Janeiro – tramitesrio@sre.gob.mx
  • São Paulo – aleconoscosp@sre.gob.mx
  • Brasília – consuladomexbra@sre.gob.mx

Escreva “VISA URGENTE” no campo “Assunto”, indicando a data de viagem e nome das pessoas que solicitam o visto mexicano.

*Com informações de Léo Lopes e


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*

Últimas notícias








Calendar