Carregando...

Com morte de Elizabeth 2ª, rainha da Dinamarca é a única mulher à frente de uma monarquia - Notícias - R7 Internacional

A rainha Margrethe 2ª da Dinamarca é agora a única mulher à frente de uma monarquia, após a morte de Elizabeth 2ª nesta quinta-feira (8), aos 96 anos e um longo reinado de 70 anos.

Margrethe 2ª, de 82 anos, foi proclamada herdeira da coroa dinamarquesa em 1953 e subiu ao trono em 1972 após a morte do pai, Frederick 9º. O filho mais velho, o príncipe Frederick, é o herdeiro da coroa da Dinamarca.

O Reino Unido tem a partir de hoje um novo rei, Charles 3º, o filho mais velho de Elizabeth 2ª, de 73 anos e que deteve o título de herdeiro da Coroa britânica por 70 anos.

O resto dos países cujo sistema político é uma monarquia também têm homens como chefes de Estado.

Felipe 6º foi proclamado rei da Espanha em 2014 após a abdicação de seu pai, Juan Carlos 1º, e sua filha mais velha, Leonor, tornou-se princesa das Astúrias e herdeira da coroa espanhola.

Na Holanda, Willem-Alexander foi coroado rei em 2013, depois que a rainha Beatrix anunciou sua abdicação após um reinado de 33 anos. A herdeira da coroa holandesa é a princesa Catharina-Amalia, a primeira filha do rei.

Na Bélgica, também após a abdicação do rei Albert 2º em 2013, o chefe de Estado é o rei Philippe e a herdeira é sua filha mais velha, a princesa Elisabeth.

Em Luxemburgo, o atual monarca é Henri, no trono desde 2000, data da abdicação de seu pai, o grão-duque Johann. O herdeiro do Grão-Ducado de Luxemburgo é seu filho, o príncipe Guillaume.

Na Suécia, Carl 16º Gustaf foi proclamado rei em 1973, após a morte de seu avô, Gustav 6º Adolf. A herdeira da coroa sueca é a princesa Victoria, a filha mais velha do rei.

Na Noruega, Harald 5º subiu ao trono em 1991 após a morte de Olav 5º e seu herdeiro é o príncipe Haakon Magnus, segundo filho do monarca.

No principado de Mônaco, o atual príncipe é Albert II, que sucedeu seu pai, o príncipe Rainier 3º, após sua morte em 2005.

No principado de Liechtenstein, Hans Adam é o atual príncipe e ascendeu ao trono em 1989, data em que sucedeu seu pai, Franz Joseph 2º. Seu herdeiro é o príncipe Alois.

Já fora da Europa, o atual rei do Marrocos é Mohamed 6º, que sucedeu seu pai, Hassan II, que morreu em 1999. Seu herdeiro é seu filho mais velho, Mulay Hassan.

Desde 1999, a Jordânia tem Abdullah I como rei após a morte de Hussein 1º. O herdeiro é seu filho mais velho, o príncipe Hussein, a quem ele nomeou como seu sucessor em 2009.

O atual rei da Arábia Saudita é Abdullah bin Abdul Aziz, que sucedeu o meio-irmão rei Fahd após a morte dele em 2005. O príncipe herdeiro é Mohammad bin Salman desde 2017.

O atual imperador do Japão é Naruhito, que sucedeu o pai, Akihito, em 2019 após a abdicação, e o herdeiro e irmão mais novo é Fumihito, já que não teve filhos.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*