Carregando...

SporTV cobriu os principais acontecimentos do esporte dos últimos 30 anos

SporTV cobriu os principais acontecimentos do esporte dos últimos 30 anos

SporTV cobriu os principais acontecimentos do esporte dos últimos 30 anos

O SporTV esteve presente nos principais acontecimentos do mundo do esporte nos últimos 30 anos, e para comemorar vai mudar o visual.

“Eu vejo o SporTV há muito tempo, desde criança. Eu fico, desde cedo, assistindo os bastidores. Ver a escalação ali antes um pouco, as últimas notícias. O Brasileiro, Série A, Série B, Copa do Mundo, Eurocopa. Olimpíadas eu assisti bastante"", contou Guilherme Seda, estudante de jornalismo.

Como não se emocionar com tantos acontecimentos em 30 anos de vida?

Dia 10 de novembro de 1991.

"Era o início de um canal, única e exclusivamente para esportes”, relembrou o comentarista Júnior.

Júnior ainda era jogador quando nasceu o Top Sport - o primeiro nome do canal. Nem poderia imaginar que trabalharia ali depois de se aposentar dos gramados.

Uma das primeiras competições transmitidas pelo SporTV no Brasil foi a Corrida de São Silvestre daquele ano - uma de muitas e muitas transmissões ao vivo.

Imagina como era fazer isso 30 anos atrás.

"Em Barcelona 92, na abertura do dia olímpico, eu entrava ao vivo fazendo uma cabeça de ‘bom dia’: ‘Hoje, vamos ter vôlei masculino, vôlei feminino, basquete, atletismo’. Só que eu ia narrar o primeiro evento. Roda a vinheta, eu saía correndo: 80 metros no corredor. Eu tinha algo em torno de 40, 50 segundos para chegar. Aí eu chegava na cabine: ‘Já temos imagens ao vivo vamos narrar agora'", contou o narrador Luiz Carlos Júnior.

Em 1994, o Top Sport passou a se chamar SporTV . Pé-quente, estreou em Copas do Mundo transmitindo o tetra.

"Tem uma história lá do início dos anos 90, o Parreira falava isso, que ele escalou o Romário para a Copa de 94 porque ele assistia no Top Sport os jogos do Romário no Barcelona. Então, a gente já conseguia ter esse tipo de penetração com o cara do esporte. A gente conseguiu atingir muito esse universo do atleta, esse universo do mundo esportivo, porque a gente começou a dar espaço e exposição", disse o diretor de Aquisição de Direitos, Pedro Garcia.

E quantos craques já não vestiram a camisa do SporTV?

"Ao longo dos 30 anos da sua história, o SporTV transmitiu oito edições dos Jogos Olímpicos e cinco dos Paralímpicos. Foi muito importante ter acumulado tanta experiência, de ter know-how de fazer eventos internacionais para ter esse papel de destaque do que a gente pode chamar de década de ouro do esporte no Brasil, com grandes eventos, principalmente a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, afirmou o apresentador Marcelo Barreto.

O SporTV sempre esteve juntinho aos grandes atletas, e não é que eles estiveram com a gente também? Lothar Matthaus, Seedorf; os olímpicos Nadia Comaneci, Mark Spitz, Carl Lewis.

E sempre com a casa bem arrumada para recebê-los, como os estúdios panorâmicos na Copa na Rússia e nas Olimpíadas do Rio

"Estar nos grandes eventos é estar testemunhando a história, é estar vivendo a história, e você tem a chance de transmitir isso para as pessoas", definiu o narrador Milton Leite.

O SporTV chega aos 30 moderno e inovador, e mais diverso também.

"Eu penso que a presença feminina é cada vez mais imponente no canal do SporTV, seja na reportagem, apresentação, na mediação de debates pós-jogo e também na narração e nos comentários”, afirmou a apresentadora Karine Alves.

E as mudanças continuam porque é preciso acompanhar o nosso tempo. E, assim, o SporTV ganhou um novo visual.

"A gente procurou uma tipografia que tivesse os atributos do esporte. Força, dinamismo, impacto. Isso torna o nosso ‘S’ o nosso novo símbolo, um símbolo proprietário, com muita característica e muita personalidade", explicou o diretor de Criação, Marca e Comunicação, Ricardo Moyano.

"Uma marca que transcende o canal linear e vai ao encontro do que o consumidor hoje quer em termos de experiência, de conteúdo relevante", ressaltou o diretor de Canais de Esporte, Eduardo Gabbay.

Mas sem perder a essência de contar grandes histórias, daquele jeito que te informa, te emociona e te faz rir também.

"Cada vez mais a gente está em busca de uma linguagem mais informal, mais leve, mais próxima do público, mas sem abrir mão da credibilidade, que é um ativo muito importante para a gente. Levar a emoção do esporte junto com informação e leveza", afirmou o diretor de Esporte, Renato Ribeiro.

Na redação do esporte da Globo no Rio de Janeiro trabalham os profissionais do SporTV, sempre em cima do lance, prontos para levar até vocês o que aconteceu de melhor no futebol, no vôlei, nas lutas, no skate, na natação. O surfe, o tênis, o futevôlei, se for o caso. A grande defesa, o golaço, a quebra do recorde mundial, a despedida do craque. Os grandes momentos do esporte estarão no SporTV .

“Para mim, está no bolso, está na mão, está no SporTV, em qualquer lugar”, disse o estudante de jornalismo Guilherme Seda.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*