Carregando...

Camilla Parker Bowles se torna rainha consorte após morte de Elisabeth II - Notícias - R7 Lorena

Camilla Parker Bowles, duquesa da Cornualha, ganhou o título de rainha consorte britânica. Isso por conta da morte da rainha Elizabeth II, ocorrida nesta quinta-feira (8). Camilla Parker é casada com o rei Charles III, filho mais velho de Elisabeth, que agora assume o trono britânico, após a morte de sua mãe.

Rainha consorte é o título dado à esposa do rei vigente no trono britânico. O conceito é diferente do título de rainha, usado por Elisabeth II, que é destinado a quem já nasce dentro da família real e consequentemente está na linha de sucessão.

Em tese, uma rainha consorte, tem a mesma posição e status do seu cônjuge, no entanto, historicamente, não possui os mesmos poderes políticos que o agora rei Charles III tem.

Essa transição já vinha sendo preparada pela própria rainha Elisabeth II, em fevereiro deste ano, em uma mensagem à nação, a monarca desejava que assim que Charles se tornasse rei, Camilla fosse chamada de rainha consorte.

Rainha Elisabeth II, relatou o seu desejo de que Camilla fosse chamada de rainha consorte (Foto: Reprodução/Tom Nicholson/Reuters)

É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte, enquanto continua seu próprio serviço leal” disse Elisabeth ll na mensagem.

Camilla Parker não era muito querida pelo público britânico, pois foi tida como amante do príncipe Charles durante o casamento dele com a princesa Diana. Anos mais tarde, graças a seus compromissos junto à família real, ela viu seu índice de aprovação crescer perante a população.

Charles e Camilla casaram-se em 2005, quase oito anos após a morte de Diana em um acidente de carro, em Paris, em 1997. Para muitos, ela foi considerada a pivô da crise do casamento de Charles com Diana, que se separaram oficialmente em 1996.

Segundo Diana, o divórcio se deu por conta de seu marido se recusar a terminar o caso com Camilla, já Charles, disse ter permanecido fiel durante todo o matrimônio "até que ele se desfez". O Palácio de Buckingham, à época, soltou um comunicado oficial anunciando que o divórcio foi completamente amigável.

Foto Destaque: Camilla Parker Bowles. Reprodução/Eddie Mulholland/Pool via Reuters.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*