Carregando...

Avião enfrenta 'windshear' ao decolar no interior de São Paulo - Prisma - R7 Luiz Fara Monteiro

Chamou atenção nas redes sociais nesta quinta-feira (14) um vídeo compartilhado por internautas que mostra uma aeronave ATR-72 decolando possivelmente da pista de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.

A cena mostra o avião enfrentando uma provável situação de "windshear", ou, "tesoura de vento", um fenômeno atmosférico que desestabiliza o curso da aeronave. 

Mudanças bruscas na direção e velocidade do vento são a origem do fenômeno e em algumas ocasiões podem causar incidentes ou até mesmo acidentes. Felizmente não foi o caso do ATR-72. 

São consideráveis os registros de "windshear", também chamado em português de gradiente de vento. Veja dois deles:

Em 3 de agosto de 2016 um Boeing 777-300 da Emirates que cumpria o voo 521, procedente da India, sofreu um acidente no momento do pouso em Dubai. Todas as 300 pessoas a bordo sobreviveram e 36 se feriram, 4 delas em estado grave. 

Em janeiro de 2001 um Boeing 737-476 da australiana Qantas passou por um grande susto quando estava próximo a pista. O piloto foi obrigado a aplicar empuxo máximo nos motores para efetuar uma arremetida e escapar da área de "windshear". A tripulação do vôo VH-TJX da Qantas então desviou a aeronave para Maroochydore, onde pousou sem mais incidentes.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*