Carregando...

Grande Ilha de São Luís registra ocupação de 89% em leitos de UTI para Covid-19

Hospital de Cuidados Intensivos (UCI) possui mais de 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e será referência no tratamento de casos do coronavírus. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Hospital de Cuidados Intensivos (UCI) possui mais de 80 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e será referência no tratamento de casos do coronavírus. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

A Grande Ilha de São Luís voltou a registrar um aumento nas internações em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para pacientes com Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta quinta-feira (5), a Grande Ilha alcançou uma taxa de ocupação de 89,19%.

Dos 111 leitos disponibilizados, apenas 12 estão livres. Até o momento, 99 pacientes estão internados com o novo coronavírus em unidades de saúde nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

A situação é menos crítica em relação aos leitos de enfermaria ou leitos clínicos, que registram uma taxa de ocupação de 60,54%. Ao todo, foram disponibilizados 185 leitos e, destes, 112 estão ocupados e 73 livres.

A ocupação pode ser explicada pelo aumento no número de casos diários de Covid-19 no Maranhão. Segundo a Secretaria de Saúde, somente de segunda a quinta-feira, o estado já registrou 1.597 novas infecções pelo novo coronavírus.

Outras cidades

Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, também registrou um aumento significativo em relação a leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Até a quinta-feira, a cidade havia registrado uma taxa de 90,63% de ocupação.

O município que tem pouco mais de 230 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 32 leitos de UTI exclusivos para a população com o coronavírus. Destes, 29 estão ocupados e três disponíveis. Além disso, a cidade também recebe pacientes vindos de municípios na região, que não possuem rede hospitalar de alta complexidade para casos de Covid-19 nas suas cidades.

Em relação a leitos clínicos, a cidade possui uma taxa de 66,67% de ocupação. Veja a situação em outras regiões do estado:

Leitos de UTI Covid-19 em outras regiões do Maranhão

  • Total de leitos: 148
  • Leitos ocupados: 70
  • Leitos livres: 78
  • Taxa de ocupação: 47,30%

Leitos de clínicos de Covid-19 em outras regiões do Maranhão

  • Total de leitos: 353
  • Leitos ocupados: 70
  • Leitos livres: 283
  • Taxa de ocupação: 19,83%

Covid-19 no Maranhão

De acordo com o último boletim divulgado, nessa quinta-feira (5), pela SES, o Maranhão tem 209.085 casos confirmados e 4.742 mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 361 casos.

A SES contabilizou 12 mortes pela doença no último boletim. Os óbitos foram registrados nas cidades de Bacabal, Bom Jesus das Selvas, Codó, Grajaú, Montes Altos, Paço do Lumiar, Porto Franco, Timon e São Luís.

Desde o início da pandemia, 196.784 já estão recuperadas da doença. Ao todo, o Maranhão já realizou 509.320 testes e destes, 381.193 foram descartados.


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*