Carregando...

Novembro Azul: Exames podem ser realizados de forma gratuita na capital de MS

Ação do Novembro Azul, em Campo Grande — Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação

Ação do Novembro Azul, em Campo Grande — Foto: Prefeitura de Campo Grande/Divulgação

Novembro é o mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, principalmente à prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de doença é a mais comum entre a população masculina. Estima-se que até 2022 surgirão cerca de 65.840 mil novos casos da doença em homens com mais de 55 anos.

Em entrevista ao g1, o médico urologista, Thiago Frainer, conta que os pacientes devem realizar os exames de toque retal, além do Antígeno Prostático Específico (PCA), sempre que possível. “Casos esses exames deem alterados os pacientes serão encaminhados para tratamento, que varia de acordo com o tipo do estágio de câncer e do paciente”.

Os sintomas podem variar de acordo com o estágio da doença: desde frequência alterada da urina, as vezes até com sangue, à insuficiência renal.

Riscos

A idade pode ser um fator de risco, quando a mortalidade aumenta, após os 50 anos. Genética na família abre alerta em quem já tem ou já teve parente com a doença. Homens acima do peso e ou obesos são propensos a adquirirem câncer de próstata, assim como aqueles que têm contato em indústrias de química, mecânica e de transformação de alumínio.

Jorge Matos é aposentado, tem 60 anos e sempre realiza os exames de rotina, ele sabe da importância que eles trazem, além de melhora na qualidade de vida. “Eu faço sempre meus exames, acho que todos os homens devem fazer o mesmo. Me preocupo com a minha saúde, além de pensar na minha família.”

Exames

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que pacientes acima dos 50 anos realizem os exames ao menos uma vez ao ano. “Quando diagnosticado precocemente as chances de cura são bem maiores”, contou o urologista.

Em Campo Grande, ações voltadas para o público estão disponíveis na rede pública de saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a campanha do Novembro Azul acontece diariamente em 72 unidades de saúde na capital com exames de sangue, além de ultrassom de próstata e bexiga.

O Hospital de Câncer Alfredo Abrão a partir de segunda-feira (8), estará realizando gratuitamente exames gratuitos em homens entre 50 e 70 anos. Os interessados não devem ter praticado relações sexuais nas ultimas 72 horas e devem estar de jejum de 4 horas. Serão entregues 100 senhas por dias a partir das 7 horas da manhã. O paciente que estiver com suspeita da doença será encaminhado para tratamento.

Próstata

É uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo sêmen. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Câncer de próstata

O tumor se forma quando as células da glândula da próstata e começam a crescer descontroladamente causando transtornos da vida vida do homem.

200 vídeos


Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados*